CORONAVÍRUS

No Maranhão

2623
306952
267991
8681
DICAS

Confira 5 benefícios da castração em gatos

Você sabia que a castração dos gatos traz diversos benefícios para você e seu amado gatinho?

Foto: Reprodução

Você sabia que a castração dos gatos traz diversos benefícios para você e seu amado gatinho? O que vai prolongar a vida do seu animal e vai dar menos trabalho para você com ninhadas indesejadas.

A castração ou esterilização é o processo pelo qual o veterinário, torna o gato estéril. Para os gatos machos o processo é castração, já para as fêmeas é esterilização. No Brasil hoje se tem uma população de 21 milhões de gatos, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

Com os bichos vivendo mais graças aos avanços da medicina veterinária, as discussões em torno das vantagens da castração são cada vez mais pertinentes. Afinal, a cirurgia que deixa os gatos inférteis não impede apenas que o animal procrie. Além disso, preveni doenças comuns na velhice, o procedimento muda o temperamento do animal, o que pode tirá-lo de algumas situações de risco

Desta forma, confira alguns benefícios da castração para os gatos.

Previne Doenças

Realizar a esterilização da sua gata antes do seu primeiro ciclo estral (entrar no cio ou estar pronta para procriar) vai reduz drasticamente o risco de câncer cervical, o que vai elimina o risco de câncer de ovário. Uma vez que a retirada dos ovários reduz os níveis de hormônios que estimulam o crescimento de tumores cancerígenos, a castração ainda reduz o risco de câncer de mama da sua gata.

Tenha em mente que há outras doenças resultantes do comportamento natural felino quando eles acasalam. A leucemia felina e a AIDS felina são duas doenças disseminadas através da mordida de gatos infectados em outros gatos, de acordo com o VCA Hospitals (essas doenças são diferentes da leucemia e AIDS humana, não podendo ser transmitidas de gatos para pessoas). Ao reduzir a vontade do seu gato em brigar por parceiras e território, você também reduzirá suas chances de contrair essas doenças incuráveis de outros gatos.

Diminui as Brigas

Os gatos que não são esterilizados tem o impulso de hormônios para procurar companheiras e defender o território contra invasores. Por isso, dois ou mais gatos não esterilizados na mesma casa pode significar confusão. As brigas tendem a começar, principalmente, se houver uma gata no cio por perto. Ao castrar os seus gatos, você reduzirá seus instintos agressivos.

Diminui o Risco de Perambulação

Quando as fêmeas entram no cio, seus hormônios e instintos estão estimulando-a a encontrar um parceiro. E, se ela for seu único gato, ela sempre vai tentar fugir, toda vez que você abrir a porta, dessa forma, ela poderá encontrar um parceiro. Lembre-se que os machos também são impulsionados por seus hormônios e instinto de acasalamento e farão de tudo para fugir pelo mesmo motivo. Tanto os machos quanto as fêmeas estarão correndo o risco de se machucarem quando estão fora de casa, já que atravessam ruas, avenidas ou estradas para acasalarem. Ao castrar o seu gato, você reduzirá esse desejo de dar voltas na rua e verá que eles estão felizes por estar em um local seguro e confortável, como ao seu lado no sofá.

Casa Mais Limpa

Os machos borrifam a urina em superfícies verticais para marcar território. Além do odor desagradável da urina de um gato não castrado alertar outros machos que tem outro cara na redondeza que tomou conta do pedaço, também diz para as fêmeas que ele está esperando a oportunidade para acasalar com ela. Um gato não castrado em casa pode ser sinônimo de bagunça. Castrar um gato diminui ou elimina a vontade de borrifar, e se fizerem, o cheiro deverá ser bem mais suave.

As fêmeas também passam fluído corporal quando entram no cio. Esses fluídos também contêm cheiros que alertam os machos que uma fêmea fértil está por perto. Ao esterilizar a sua gata, você eliminará o mesmo problema.

VER COMENTÁRIOS
Entretenimento e Cultura
Esportes
Concursos e Emprego
Polícia
Mais Notícias