DIVERSÃO

O que a Globo precisa fazer para vencer a competição com a Netflix e a Amazon?

As séries caíram definitivamente no gosto do público. Este formato, que tinha um papel periférico na programação da TV

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Com a chegada das plataformas de streaming de vídeos, e a popularização da internet de banda larga e das smart tv, a Globo passou a enfrentar grandes dificuldades para manter o seu público. O brasileiro está cada vez mais acostumado ao acesso a conteúdos sob demanda, e os mais jovens estão se distanciando rapidamente da televisão convencional.

Mas será que é possível que, aquele que foi um dos canais mais representativos do mundo, consiga reverter este quadro? Para isso, a Globo terá que tomar algumas atitudes, e bem rápido. Continue a leitura e veja alguns pontos em que eles precisam melhorar, para conseguirem se reerguer.

Aumentar o catálogo de séries

As séries caíram definitivamente no gosto do público. Este formato, que tinha um papel periférico na programação da TV, se tornou uma das principais armas das plataformas on-line para conquistar o público.

É curioso como muitas das séries atuais têm inúmeras semelhanças com as tradicionais novelas, que sempre foram o carro-chefe da emissora, mas ainda assim são completamente diferentes delas. Investir no formato preferido do momento pode ajudar muito!

Ter mais filmes na programação

Depois das séries, o que as plataformas digitais têm de melhor é um imenso catálogo de filmes. Ambas, Netflix e Amazon, têm títulos de grandes produtoras, que foram sucesso no cinema e pelos quais as pessoas esperam ansiosamente.

Embora a Globo tenha filmes diários na programação, os títulos oferecidos não são exatamente aquilo que o público procura. Por pertencer ao mesmo grupo que uma das produtoras de cinema de maior sucesso no Brasil, a Globo Filmes, eles têm tudo para virar o jogo neste quesito.

Diversificar seu conteúdo

Há décadas que a Globo oferece praticamente o mesmo padrão de programas, com inúmeras variações sobre o mesmo tema. O conteúdo é variado, inegavelmente, mas os formatos são os mesmos, e a proporção entre eles também. As novelas tomam grande parte do tempo, dividindo espaço com os noticiários.

O público brasileiro tem apreço por este tipo de programação, mas não quer ficar refém do mesmo segmento de programa. A empresa precisará investir em inovação para conseguir atrair mais telespectadores, que se acostumaram à variedade e novidades sendo oferecidas constantemente pelas concorrentes. Uma boa opção é investir naquilo que a Netflix e a Amazon não têm tanta força.

Focar nos eventos ao vivo

O conteúdo ao vivo é um grande trunfo que a Globo tem para enfrentar as gigantes do streaming, embora não venha sendo bem aproveitado. Ela tem uma imensa experiência nisso, mas investe muito pouco em transmissão instantânea, ao menos dos eventos mais populares no momento.

Os jogos eletrônicos, por exemplo, não recebem muita atenção da emissora. Eles são uma grande tendência entre os jovens e têm um enorme potencial a ser explorado. Basta fazer uma busca rápida para encontrar um número incontável de transmissões de todo o tipo de jogo, como partidas de cartas no GGPoker, jogos de tiro e os famosos MMORPGs.

Se conectar com o público jovem

E é justamente por não oferecer conteúdo voltado para o gosto atual do público mais jovem que a Globo está perdendo tanto espaço para a Netflix e a Amazon. É raro encontrar um adolescente que acompanhe a programação da emissora. Quase tão raro quanto encontrar um que não tenha uma série preferida em uma plataforma de streaming.

É paradoxal esperar que uma emissora de televisão tenha planos de longo prazo, com a internet dominando uma parte cada vez maior das nossas vidas. Mas é preciso que eles mesmo acreditem na sua longevidade, para que o público também possa acreditar.

Vencer a batalha contra a Netflix e a Amazon parece uma tarefa impossível para a Globo no momento, mas ela conta com uma experiência incomparável e profissionais de ponta, além de muita tradição, para comprar a briga.

A Globo tem uma programação muito engessada e com programas muito semelhantes há muitos anos. Isso fez com que ela perdesse a conexão com o público jovem. Mas é bem provável que a Netflix e a Amazon ainda encontrem muita dificuldade para vencer definitivamente o canal de televisão de maior sucesso do Brasil. É com isso que contamos!

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