CORONAVÍRUS

No Maranhão

4868
272523
243743
7503
ASSISTA

Conheça a história de Ana Jansen, uma mulher revolucionária

Algumas dúvidas surgem a respeito de sua vida, como Ana Jansen se tornou uma mulher rica? Confira!

Reprodução

Mulas sem cabeça? Carruagem barulhenta? Se você é maranhense certamente pode imaginar do que estamos falando. E sim, estamos falando sobre a famosa lenda da carruagem de Ana Jansen. Diz a lenda que a carruagem saia de um cemitério e o barulho ensurdecedor assustava criança e moradores do centro de São Luís.

Essa conta não é minha

Lenda ou não, o fato é que Ana Jansen existiu, e foi uma grande mulher que viveu em São Luís, a capital maranhense. A frente do seu tempo, hoje chamaríamos ela de mulher empoderada que soube vencer na vida, e para a época, no século 19, Ana Jansen era a mulher mais influente do Maranhão, sendo uma grande empresária e política brasileira.

Veio de origem humilde, nascida de uma família pobre e logo jovem se tornou mãe solteira, que para a época não era visto com bons olhos à sociedade. Algumas dúvidas surgem a respeito de sua vida, como Ana Jansen se tornou uma mulher rica?

O Historiador Euges Lima, especialista na vida e história de Ana Jansen, conta que ela se casou com um dos homens mais ricos da cidade, o Izidoro Rodrigues Pereira, ficou viúva e herdou toda sua fortuna. Ela soube construir um império com a herança que havia recebido, não só manteve a fortuna como multiplicou toda essa herança.

Mas por qual motivo ela se tornou uma figura lendária? Ela por ter muitos inimigos na política, área em que tinha muito influência, se viu alvo de mentiras e criação de histórias contadas para deturpar a sua imagem perante a sociedade. Na segunda metade do século 20 a lenda da carruagem ganha muita força na cidade.

Uma pergunta que muito se questiona hoje, é onde Ana Jansen está sepultada. E esse é um questionamento que não temos resposta, somente boatos de que ela está na capela Bom Jesus dos Navegantes junto com o corpo de sua filha, mas nada foi comprovado.

Se você quer conhecer mais sobre a vida dessa mulher ilustre, O Imparcial produziu uma matéria muito interessante, é só assistir nosso vídeo aqui abaixo:

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Entretenimento e Cultura
Esportes
Polícia
Mais Notícias