Confira 4 livros de escritores maranhenses que você precisa conhecer
Se você ainda não conhece, nos separamos 5 livros escritos por escritores maranhenses que você precisa conhecer e ler
Já parou para pensar o quanto o Estado do Maranhão é rico em cultura? A literatura maranhense é recheada que obras clássicas que são conhecidas em todo Brasil e mundo.
Muitas leituras de autores renomados de nossa literais se tornam leitura obrigatória para tantos estudante que desejam fazer o vestibular e agregar em seu conhecimento a grande importância da literatura na sua vida.
Se você ainda não conhece, nos separamos 5 livros escritos por escritores maranhenses que você precisa conhecer e ler. Confira!
O cortiço – Aluísio Azevedo
Considerado um dos grandes clássicos da literatura brasileira, “O cortiço” é uma das maiores obras escritas por um maranhense, Aluísio Azevedo. Para quem vai fazer o vestibular, a leitura desse livro é obrigatória.
A história narrada no livro, conta a saga de um homem chamado João Romão, dono do cortiço, rumo ao enriquecimento, e conta sobre o dia-a-dia dos moradores do lugar. A obra vai mostrar as péssimas condições de vida dos moradores de cortiços cariocas no final do século 19.
Poemas – Gonçalves Dias
Com todo certeza você já deve conhecer esse treco de um famoso poema: “Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá”, lembrou? Esse é um dos poemas mais famosos no Brasil, “Canção do exílio” foi escrito por Gonçalves Dias, ao expressar a saudade de sua terra, o Maranhão.
A obra “Poemas de Gonçalves Dias” reúne grandes versos e os poemas mais populares da carreira do escritor.
Tambores de São Luís – Josué Montello
Publicado em 1975, este livro é um romance em duas marchas. Numa delas, a acelerada, o escritor Josué Montello tenta retratar as várias fases da História do Maranhão. Na outra marcha, a mais lenta, é que transcorre o texto em si: uma história que conta a saga do negro, desde a sua origem africana, sua viagem nos navios negreiros, até a chegada em nossa terra, e mostra também o seu martírio sob a escravidão no Brasil. Josué Montello procurou com este romance, fixar sobretudo o problema do negro, suas lutas, suas tragédias. Do negro e de sua vagarosa ascensão social.
Canaã – Graça Aranha
A obra escrita em 1902 por Graça Aranha é uma das mais relevantes da literatura brasileira. O livro conta a história da imigração alemã no estado do Espírito Santo, por meio de um conflito entre dois personagens principais, Milkau e Lentz, que representam diferentes linhas filosóficas.
O livro narra como se desenrola a existência em uma colônia de imigrantes europeus no Espírito Santo.