CULTURA MARANHENSE

Bens culturais do Maranhão são divulgados em campanha do Iphan

A campanha é nacional e se chama “Conectando Patrimônios: redes de artes e sabores”

Foto: Diego Chaves/Divulgação

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- IPHAN criou uma campanha para divulgar bens culturais que são produzidos por comunidades detentoras do Brasil.

A campanha se chama “Conectando Patrimônios: redes de artes e sabores” e tem o objetivo de dar visibilidade para bens registrados como patrimônio cultural brasileiro e, a cada semana, é realizada em um estado. No Maranhão, deu-se início no dia 18 de fevereiro.

Entre as produções culturais imateriais do Maranhão, foram registrados o Tambor de Crioula e o Complexo Cultural do Bumba meu boi, além da Roda de Capoeira e do Oficio e Mestres da Capoeira.

A campanha lançada pelo Iphan conta com um site que reúne os contatos de coletivos detentores de saberes e fazeres da cultura tradicional brasileira. Através desse site, podem ser adquiridos instrumentos musicais, artesanatos, alimentos, indumentárias, CDs/DVDs, performances, oficinas e aulas online.

Aquele que se interessar em algum dos produtos deve entrar na página do grupo detentor do produto e adquirir os artigos diretamente com eles. O Iphan não realiza vendas, apenas dá espaço às atividades realizadas pelos detentores, pois as compras e vendas são de responsabilidades destes.

Os artistas interessados em fazer parte da campanha “Conectando Patrimônios: redes de artes e sabores” podem entrar em contato com a superintendência do Iphan no Maranhão para obter detalhes de como aderir à ação. A sede do órgão no estado fica localizada na R. do Giz, número 235, no Centro de São Luís.

Para se manter bem informado sobre o Maranhão acesse oimparcial.com. Siga, também as nossas redes sociais, TwitterInstagram e curta nossa página no Facebook. Tem alguma denúncia para fazer? Entre em contato por meio do nosso WhatsApp (98) 99120-9898.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias