DICAS

Grupos de bumba-meu-boi e tambor de crioula se apresentam no ‘Pátio Aberto’ esse fim de semana

O programa tem como objetivo divulgar a produção de artistas maranhenses ou residentes no Estado

Foto: Reprodução

O Boi de Cofo Alegria do Quilombo de Santa Rita é a atração deste sábado (27) do Programa Pátio Aberto. O bumba-meu-boi, sotaque de zabumba, se apresenta no canal do Centro Cultural da Vale (CCVM) no Youtube, às 21h.

O grupo, do quilombo Vila Fé em Deus, em Santa Rita, foi criado inicialmente para comemorar o Dia das Crianças na comunidade. O grupo, no entanto, já está há 6 anos levando cultura e alegria por onde passa, com sua indumentária produzida com palha do coco babaçu.

O grupo teve origem no quilombo Vila Fé em Deus, em Santa Rita.

No domingo (28), a diversão fica por conta do Tambor de Crioula Carta de Liberdade, do quilombo Piqui da Rampa, em Vargem Grande. O grupo é composto por 40 integrantes, entre crianças, jovens e idosos, e surgiu com o objetivo de unificar as famílias do quilombo, reverenciando e perpetuando a cultura de antepassados.

O Tambor de Crioula Carta de Liberdade costuma se apresentar em festejos e datas comemorativas em diversas comunidades rurais da região. A apresentação está marcada para começar às 21h.

O grupo é composto por 40 integrantes, entre crianças, jovens e idosos.

Programa Pátio Aberto

O ‘Pátio Aberto’ tem como objetivo divulgar a produção de artistas maranhenses ou residentes no Estado, nas áreas de música, artes cênicas, audiovisual e cultura popular. O programa é, hoje, uma das maiores vitrines da cultura maranhense em São Luís e contando cada vez mais com a participação de artistas do interior.

O CCVM

O Centro Cultural Vale Maranhão fica localizado na Av. Henrique Leal, 149, Praia Grande, próximo a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Uema. No entanto, por conta da pandemia de Covid-19, toda a programação de exposições, oficinas, performances, apresentações, projeções, palestras, lançamentos, festivais e eventos culturais está sendo desenvolvida no canal do Youtube do CCVM.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias