Dia do Leitor: confira os livros mais vendidos da história
A lista conta com os livros mais vendidos da história, incluindo os livros religiosos e também literários, com o número estimado de exemplares vendidos
O dia 7 de janeiro é considerado o dia nacional do leitor. A data é uma homenagem ao Jornal cearense “O Povo“, fundado em 7 de janeiro de 1928, pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha.
O jornal ficou conhecido por divulgar fatos políticos e combater a corrupção, além de ter um espaço que era destinado a divulgação do movimento literário cearense daquela época.
A lista a seguir conta com os dez livros mais vendidos da história, por ordem decrescente, incluindo os livros religiosos e também literários com o número estimado de exemplares vendidos.
Confira a lista:
10. O Livro de Mórmon (Joseph Smith Jr.) – 1830 – 120 milhões
O Livro de Mórmon é uma escritura que complementa a Bíblia, considerado um “Outro Testamento de Jesus Cristo”. É um livro de escritura que ensina sobre Jesus Cristo e relata a história de Sua visita à América antiga, há mais de 2 mil anos.
9. Harry Potter e a Pedra Filosofal (J.K. Rowling) – 1997 – 120 milhões
Harry Potter e a Pedra Filosofal é o primeiro livro de uma série de sete livros de fantasia que contam a história de Harry Potter, escrita por J. K. Rowling. Harry Potter, um órfão criado pelos tios que descobre, em seu décimo primeiro aniversário, que é um bruxo.
8. Escotismo para Rapazes (Robert Baden-Powell) – 1908 – 150 milhões
O livro é como um guia que contém orientações e conhecimentos importantes para um escoteiro, como orientação espacial, tocaia, comida na selva, primeiros socorros, organização de um acampamento, etc. O livro também tem ensinamentos sobre cidadania, carácter, importância do serviço ao próximo, etc.
7. O senhor dos Anéis (J.R.R. Tolkien) – 1955 – 150 milhões
A história de O Senhor dos Aneis ocorre em um tempo e espaço imaginários, a Terceira Era da Terra Média, que é um mundo inspirado, segundo Tolkien, numa Europa mitológica, habitado por humanos e por outras raças humanóides: elfos, anões e orcs. O nome, no inglês moderno Middle-Earth (Terra-Média), é derivado do inglês antigo Middangeard: o reino onde humanos vivem na mitologia Nórdica e Germânica.
6. Um Conto de Duas Cidades (Charles Dickens) – 1859 – 200 milhões
“Um Conto de Duas Cidades” narra a estória dos Manette, uma família nobre francesa, que se exilou na Inglaterra antes da Revolução Francesa. O livro conta a vida dessa família e as peripécias da Revolução e seus antecedentes, incluindo o sentimento de vingança que se apossou da população pobre da França.
5. O Conde de Monte Cristo (Alexandre Dumas) – 1844 – 200 milhões
Escrito por Alexandre Dumas, o livro conta a história do jovem Edmond Dantes que estava prestes a ser promovido capitão de um navio e casar com Mercedes, a mulher de seus sonhos. Mas uma rede de intrigas fez com que ele fosse preso injustamente. Durante os anos que passou preso, Edmond preparou a sua vingança.
4. Dom Quixote (Miguel de Cervantes) – 1605 – 500 milhões
O protagonista da obra é Dom Quixote, um pequeno fidalgo castelhano que ficou louco (literalmente) porque leu muito romance de cavalaria e agora pretende imitar seus heróis preferidos. O romance narra as suas aventuras em companhia de Sancho Pança, seu fiel amigo e companheiro, que tem uma visão mais realista. A ação gira em torno das três incursões da dupla por terras de La Mancha, de Aragão e de Catalunha.
3. Alcorão (Maomé) – 650 D.C. – 800 milhões
Texto sagrado do Islã que traz supostas revelações de Alá para Maomé no início do século VII. Os seguidores de Maomé começaram a escrever as revelações após sua morte, em 632 d.C.
2. O Livro Vermelho (Mao Tse-tung) – 1964 – 820 milhões
O “Livro Vermelho”, é uma explicação pessoal de Mao Tse-Tung sobre a ideologia do Partido Comunista Chinês. O Livro Vermelho compreende 427 citações, divididas em 33 capítulos. As citações eram em negrito ou em vermelho para serem bem destacadas, daí o nome. É também chamado de “Reflexões do presidente Mao” por muitos chineses.
1. Bíblia Sagrada – século 15 a.C. até século I d.C. – mais de 6 bilhões
A Bíblia é de longe a obra mais lida de todos os tempos. Atualmente existem traduções completas da Bíblia para mais de 440 línguas.