RELIGIÃO

Novenário em homenagem à Nossa Senhora da Conceição

Este ano os festejos acontecem de forma diferente, por causa da pandemia, nas comunidades que realizam a festa

Reprodução

Vai até o dia 7 de dezembro o novenário de Nossa Senhora da Conceição, uma preparação para o encerramento do festejo, no dia da santa, 8 de dezembro. Este ano os festejos acontecem de forma diferente, por causa da pandemia de Covid-19, nas comunidades que realizam a festa, com ocupação reduzida, regras sanitárias e transmissões online em canais e perfis em redes sociais.

Com o tema “Para que todos sejam um”, o festejo do Santuário da Conceição, no Monte Castelo, chama a reflexão da sociedade. A novena está sendo transmitida pelo canal da igreja no YouTube:  os terços às 11h e às 16h, e as missas às 12h e às 17h. As missas presenciais terão quantidade limitada de lugares. A orientação da igreja é para que as pessoas que tenham comorbidades acompanhem as transmissões de casa. “Queremos rezar durante a novena e no dia também em honra a Nossa Senhora da Conceição, mas devido à pandemia e preocupados com todos os fiéis devotos, elaboramos um cronograma. Contamos com sua oração e sua participação. Vamos fazer um bonito festejo”, convidou o Padre Carlinhos Paris.

No dia 8 de dezembro, a tradicional procissão que acontecia partindo da Praça Maria Aragão, dará espaço para uma carreata, em horário ainda a ser divulgado. Nesse dia a transmissão ao vivo pelo youtube das missas serão às 6h, 9h, 12h, 15h e 18h.

Na Comunidade Nossa Senhora da Conceição, no Ipem Angelim, as missas presenciais, com público restrito, também estão sendo transmitidas pelas redes sociais da Paróquia Santa Paulina. 

Até o dia 7 as novenas são às 19h, seguida de Santa Missa às 19h30. Para o dia 8 de dezembro, a programação ainda está sendo definida.

Os registros históricos dão conta de que as festividades para Nossa Senhora da Conceição, em São Luís, iniciaram em 1804, quando foi erguido um altar na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, na Rua do Egito, para uma imagem vinda de Portugal.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias