COMPRAS

O que você precisa saber sobre a venda de carros usados e novos

Quando se trata de um carro, tudo vira adrenalina: Quanto dinheiro vou gastar? Quanto dinheiro eu tenho disponível para essa compra?

Para gastar menos no pagamento de um seguro anual é conveniente contratar só as coberturas e serviços que são realmente necessários (Foto: Divulgação)

A decisão de comprar um carro é sempre um momento muito importante na vida de uma pessoa; trata-se da compra de um bem que tem muito valor, seja um carro novo, seminovo ou usado. O primordial é tomar a decisão, escolher o melhor de acordo ao seu orçamento e ao uso que pretende dar a esse veículo.

Quando se trata de um carro, tudo vira adrenalina: Quanto dinheiro vou gastar? Quanto dinheiro eu tenho disponível para essa compra? Que tipo de carro posso comprar? Como vou mantê-lo? Essas são as perguntas mais normais do mundo nessa hora! tudo o que estiver relacionado com a compra e venda de carros usados e novos envolve esse tipo de ansiedade.

Talvez a compra de um carro semi novo seja uma boa alternativa. Pessoas que trabalham com a compra e venda de carros usados e novos costumam dizer que um veículo seminovo pode ser uma excelente alternativa de compra. E não estão longe da verdade, porque existem muitas vantagens nessa escolha.

Toda compra exige análise, atenção, comparação e, finalmente, decisão. Toda escolha tem o seu custo e o seu benefício e quando falamos da escolha em relação à compra de um carro semi novo, a atenção deve ser redobrada. Afinal de contas, é um investimento de dinheiro importante.

Saber o que é exatamente um carro semi novo é primordial, porque muitas pessoas acham que um veículo seminovo é igual a um veículo usado, mas há diferenças entre ambos os tipos de carros.

Diferenças entre os carros novos, semi novos e usados

Os carros novos são, obviamente, os veículos recém saídos de fábrica, 0 km, novinhos em folha! São os veículos mais caros e que requerem despesas maiores para manutenção. Agora, vamos às diferenças entre os semi novos e os usados:

  • Semi novos: são os carros com, no máximo, dois anos de uso e um único proprietário. Sabendo disso, o comprador evitará ser enganado, pois um carro com um único dono desde o lançamento de fábrica e com somente dois anos de uso, se for bem cuidado, deve estar em ótimas condições, tanto na parte exterior, quanto na parte mecânica.

Por outro lado, é bom saber que, para ser considerado um carro semi novo, o veículo não deve ter ultrapassado os 20 mil quilômetros rodados em um ano. Com essa informação, o comprador deverá estar atento à quilometragem, à lataria, à mecânica e, logicamente, à documentação.

  • Usados: são considerados usados os carros que têm mais de dos anos de uso e mais de um proprietário desde que saiu da fábrica. Por outro lado, se um carro considerado semi novo, mesmo tendo um único proprietário e menos de dois anos de uso, estiver em más condições, deixa de ser um semi novo para passar à categoria de carro usado. Por isso a importância de checar a mecânica, a lataria e a documentação.

Uma das dicas no caso de comprar um carro usado ou seminovo, é poder ter a assessoria de um mecânico de confiança, que possa ver o veículo e até testá-lo. Assim, as negociações para a compra do carro serão mais fáceis e frutíferas para ambas as partes. Por último, é bom não se esquecer da importância dos cálculos das despesas com a manutenção do veículo, porque uma coisa é contar com o dinheiro para a compra, e outra muito diferente é saber que se terá o dinheiro mensal para poder pagar os gastos de gasolina, taxas, etc.

Muito cuidado com a documentação

Na hora de comprar um carro é fundamental checar as pendências relacionadas ao veículo (IPVA, multas, etc.). Hoje em dia tudo isso fica facilitado através de uma consulta no Detran, onde via internet é possível verificar tudo.

Por exemplo, através do Detran você poderá checar se existem multas ou taxas em atraso do veículo que pretende comprar. Uma vez checado isso, é bom solicitar tanto o original quanto as cópias de todos os pagamentos (IPVA, CRLV, DPVAT), para que tudo isso esteja em ordem e não cause dor de cabeça ao novo proprietário.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias