CINEMA

Guarnicê acontece hoje com sessão de drive-in

Abertura do festival Guarnicê de cinema será na quarta-feira, na concha acústica da cidade universitária da UFMA

Reprodução

A abertura do 43° Festival Guarnicê de Cinema será realizada nesta quarta-feira, 14 de outubro, às 19h, na Concha Acústica da Cidade Universitária da UFMA. A sessão de cine drive-in terá como convidados os realizadores maranhenses selecionados para as mostras competitivas e os parceiros do festival. Os interessados em preencher as vagas restantes devem enviar um e-mail para coordenacaorp.sce@ufma.br informando nome completo e número da placa do carro.

O filme exibido será Três Verões, da diretora Sandra Kugot e protagonizado pela atriz Regina Casé. A abertura do festival também contará com homenagens a atriz Dida Maranhão, ao designer da UFMA Ezequiel Filho, ao ator baiano Othon Bastos e ao professor e ator Luiz Pazzini, falecido vítima da Covid-19 em abril deste ano. Os profissionais de saúde que estão na linha de frente também serão homenageados. A programação do Guarnicê 2020 inclui mostras competitivas nacionais e maranhenses, Mostra Mulheres, Mostra Othon Bastos, Mostra Cinema não tem Idade, Mostra AP43 e Mostra Escola de Cinema do IEMA. Além disso, o festival terá ações formativas compostas por oficinas, webnarios e masterclass. A programação completa do 43° Guarnicê pode ser conferida no guarnice. ufma.br.

Homenagem

A solenidade de abertura do Festival Guarnicê de Cinema, marcada para o dia 14 de outubro, às 19h, na Concha Acústica da Cidade Universitária da UFMA, contará com homenagens a nomes que marcaram a história do festival e também reconhecerá a importância da atuação dos profissionais de saúde durante a pandemia. O ator Othon Bastos, a atriz Dida Maranhão, o desenhista industrial Ezequiel Filho, o ator e professor Luiz Pazzini e um médico serão homenageados.

As homenagens serão feitas em forma de vídeo e cada homenageado (ou um representante indicado) receberá o troféu Guarnicê na Concha Acústica da Cidade Universitária. O profissional de saúde representante da classe receberá o troféu das mãos do médico e reitor da UFMA Professor Dr. Natalino Salgado

O ator baiano Othon Bastos é um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira em todos os tempos. No teatro, trabalhou em ‘’O Auto da Compadecida’’ de Ariano Suassuna e em ‘’Calabar – O Elogio da Traição’’ de Chico Buarque e Ruy Guerra. No cinema, Othon atuou em mais de 70 filmes, entre eles ‘’Deus e o Diabo na Terra no Sol’’ e ‘’O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro’’ os dois dirigidos por Glauber Rocha. O Guarnicê realizará a Mostra Especial Othon Bastos com a exibição de alguns filmes que contam com a participação do ator.

A atriz Cleonildes Bezerra de Magalhães, nome artístico Dida Maranhão, já foi premiada como melhor diretora de arte no Guarnicê em duas ocasiões: em 2017 com o filme’’ Lamparina Aurora’’ e em 2019 com o filme ‘’Aurora – O Encontro dos Polos’’. O desenhista industrial da UFMA Ezequiel Filho já participou da montagem do material gráfico de diversas edições do Guarnicê. O ator e professor Luiz Roberto de Souza, conhecido como Luiz Pazzini, é um dos fundadores do curso de licenciatura em teatro da UFMA; dirigiu o grupo teatral Cena Aberta por quase 20 anos. Pazzini faleceu no dia 29 de abril em decorrência de complicações causadas pela Covid-19. A professora Cássia Pires, em nome do departamento de artes cênicas da UFMA e do grupo Cena Aberta, comentou: ‘’nós ficamos muito felizes com a possibilidade do Guarnicê homenagear o Luiz pela sua obra, pela sua arte e pelo seu trabalho seu trabalho dedicado à cultura maranhense’’.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias