Confira 5 livros maranhenses que você deve ler
Preparamos uma lista de 05 livro aclamados de escritores nascidos no nosso estado que deveriam estar na lista de leitura
Em 29 de outubro, é celebrado, no Brasil, o Dia Nacional do Livro, mas você sabe por quê? A data foi criada em 1810 em comemoração à fundação da primeira biblioteca brasileira, a Real Biblioteca, no Rio de Janeiro, então capital do país.
Nesse dia, a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil e tornou-se a Biblioteca Nacional. Porém, o acervo chegou ao Rio de Janeiro antes, em 1808. Além de livros, havia manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas.
Por que ler?
Segundo estudiosos, as pessoas leem por três motivos: por prazer, para estudar e para se informar. Naturalmente, o gosto e o hábito de ler vão desenvolvendo-se ao longo da vida.
Alguns gostam tanto dessa atividade que resolvem escolher profissões nas quais a leitura é essencial, tais como escritores, revisores, redatores, jornalistas, entre outros.
Para a maioria, ler é considerado um passatempo, uma forma de relaxar etc. Existem vários tipos de livros: didáticos, infantis, biografias, autoajuda, receitas, poesia… Sempre vai ter algum livro cujo tema agrade.
Mesmo em época de internet, há pessoas que não abrem mão de ler livros impressos. Gostam de tocá-los, de guardá-los, de ter sua coleção. Inclusive, existem aquelas que gostam de sentir o cheiro dos livros.
As escolas sempre pedem que os alunos leiam livros, justamente para incentivar o saudável hábito de leitura. A maioria dos vestibulares também exige que os candidatos leiam obras literárias, em especial de escritores consagrados, como Machado de Assis, Graciliano Ramos, Fernando Pessoa, Clarice Lispector, entre outros.
Livros maranhenses
O Maranhão possui diversos escritores e obras renomadas, não só no estado, mas por todo o país e até internacionalmente. E talvez, alguns títulos, nem os próprios maranhenses saibam que foram escritos por conterrâneos.
Por isso, acompanhe abaixo uma lista de 05 livro aclamados de escritores nascidos no nosso estado que deveriam estar na lista de leitura de qualquer apaixonado por livros:
O cortiço, de Aluisio de Azevedo
Uma das obras mais famosas escrita por um maranhense é “O cortiço”, de Aluísio de Azevedo. É considerado um dos grandes clássicos da literatura brasileira, e leitura obrigatória para estudantes e para aqueles que irão prestar vestibular.
O livro narra inicialmente a saga de João Romão, dono do cortiço, rumo ao enriquecimento, e conta sobre o dia-a-dia dos moradores do lugar. Entre eles, destacam-se Rita Baiana e Capoeira Firmo, Jerônimo e Piedade. A obra denuncia a exploração e as péssimas condições de vida dos moradores das estalagens e de cortiços cariocas do final do século XIX.
Aluísio Azevedo nasceu em São Luís do Maranhão, em 1857. Se mudou para o Rio de Janeiro aos 17 anos, mas foi ao voltar para a terra natal que iniciou sua carreira como escritor. É considerado um dos maiores representantes do naturalismo na literatura brasileira, onde sua obra “O Mulato”, é descrita como a primeira do gênero no país. Foi eleito membro da Academia Maranhense de Letras, e também ocupou uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.