RELIGIÃO

Carreatas encerram festejo de Nossa Senhora Aparecida

Hoje, dia 12, a programação inicia às 7h com a missa, às 9h30 tem os batizados, às 12h missa, às 15h a Missa da Misericórdia,  às 17h a Missa Campal,  e às 18h a Procissão carreata

Reprodução

Devotos de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, tem participado dos festejos em homenagem à Santa com restrições e cuidados, devido a pandemia causada pelo novo coronavírus, mas nem por isso, com menos fervor. Embora em algumas igrejas e paróquias o festejo esteja sendo reduzido, algumas com missas transmitidas online, o amor e a devoção não mudaram. “Entendemos o momento que estamos passando e por isso mesmo, devemos clamar mais ainda por proteção e saúde, para que a  gente passe por isso sem mais sofrimento”, diz a devota Conceição Ferreira, que costuma frequentar a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil (Cohafuma).

Hoje, dia 12, dia de Nossa Senhora Aparecida, marca o encerramento dos festejos nas paróquias, igrejas e comunidades católicas de todo o Brasil e este ano terá carreatas, ao invés de procissões.  A data marcou, em 1980, a consagração do Santuário Nacional de Aparecida pelo Papa João Paulo II.

Homenagens à Santa acontecerão em vários bairros de São Luís. Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil (Cohafuma),  Paróquia de Nossa Senhora Aparecida (Vila São Luís), Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Retiro Natal), Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Vila 7 de Setembro) dentre outras, tem missas especiais e programações iniciando às 6h com alvorada.

Na Paróquia do Cohafuma, o tema do festejo deste ano é: “Com a Mãe Aparecida, vivenciamos a palavra de Deus em família”. As missas estão sendo presenciais e transmitidas via Internet. Também este ano não haverá programação no largo. No dia a programação começa às 6h30 com a alvorada; às 8h, Santa Missa; às 12h, Missa Votiva; às 16h30 terá carreata que passará pelas ruas do bairro Cohafuma em direção à Avenida Jerônimo de Albuquerque, seguindo pelas avenidas dos Holandeses e Eduardo Magalhães e retornando pela Jerônimo de Albuquerque para a praça da Igreja; às 18h30 tem Missa Solene de encerramento.

Segundo o pároco Flávio Trindade, não é possível deixar de se envolver com a Igreja. “É verdade que estamos em tempo de pandemia, mas não podemos deixar de louvar e agradecer a Deus por todas as graças que Ele nos concede, como também não podemos deixar de festejar   Nossa Senhora Aparecida, porque ela é nossa mãe, companheira de todas as horas. Por isso, venha celebrar conosco. Tomamos todos os cuidados para preservar a sua vida e a vida daqueles que também virão celebrar. Nós, na casa da Mãe Aparecida esperamos por vocês”, disse.

A Paróquia Santa Paulina encerra o Tríduo em honra e glória à Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que começou dia 9. A Comunidade, localizada na Vila 7 de Setembro, não poderia deixar de louvar a Santa com missas que estão sendo realizadas no antigo galpão da Oficina FLV, rua 9, nº 6, Vila 7 de Setembro, às 8h. O tema deste ano focou no ano missionário: “Com Maria, em família, revestir-se da Palavra na Missão”.

Na Comunidade Retiro Natal, a carreata sai da Rua Márquez Pombal, da Capela de N. Sra Aparecida, hoje, dia 12, às 17h e percorrerá as Rua Martim Afonso, Teófilo Dias, Conde D’Eu, Av. Getúlio Vargas, Raimundo Corrêa, Castro Alves, Paulo  Frontim, Av. Kennedy, Cafeteira, travessa Graciliano Ramos, Rua José Sarney, Anel Viário, Castro Alves, Silvio Romero, Mourão Rangel, Iracema, Castro Alves, encerrando na Rua da Capela. “Este ano nossa programação está resumida por causa do tempo em que estamos vivendo, dessa pandemia, mas logo, logo estaremos longe desse tempo. Este ano por conta dessa pandemia, escolhemos o tema “Em tempo de pandemia, que a palavra de Deus se encarne em nós, como em Maria”. Portanto, participe da nossa festa que no dia 12 terá missa online às 9h e a carreata sairá às 17h”, convida a comunidade.

Na  Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Vila São Luís (São José de Ribamar), o tema do festejo deste ano é  “Inspiração de evangelização nesse tempo de missão”. As celebrações estão sob a responsabilidade do pároco Heitor Morais e estão sendo presenciais e transmitidas via Internet.

Hoje, dia 12, a programação inicia às 7h com a missa, às 9h30 tem os batizados, às 12h missa, às 15h a Missa da Misericórdia,  às 17h a Missa Campal,  e às 18h a Procissão carreata.  O encerramento será com a Banda Hallel Yeshua. A Paróquia fica na Avenida São Paulo s/n, Vila São Luís (São José de Ribamar), próximo ao Hospital Socorrão 2.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias