Um presente cultural para os 408 anos de São Luís
Meirelles Jr promove live neste domingo, graças à tecnologia e à criatividade de artistas, para marcar o Aniversário dos 408 Anos da capital maranhense
São Luís comemora 408 anos no dia 8 de setembro e para celebrar a passagem do aniversário da capital maranhense, que foi fundada por franceses, invadida por holandeses e colonizada por portugueses, acontecerá neste domingo (6), às 17h, a live cultural e beneficente “Devotos de São João”, que vai reunir música, folclore, artes plásticas e fotografia, em um evento inédito, a ser exibida de forma aberta no YouTube no canal @devotosdesaojoao.
Idealizado pelo fotógrafo e designer Meireles Junior, em parceria com os artistas Betto Pereira, César Nascimento e Chiquinho França, o projeto tem como objetivo divulgar a rica cultura genuinamente maranhense, e apoiar financeiramente grupos folclóricos juninos. “Irei apresentar a live juntamente com as atrizes Áurea Maranhão e Nicole Meireles. E vamos revelar belezas incríveis, tanto de cenários onde realizamos as gravações quanto em diversidade de sons de matracas e pandeirões, sotaques, gingados e coreografias, brilhos, cores, belezas e demais elementos culturais que levaram o Bumba Meu Boi do Maranhão a ser reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO desde 2019.
Garanto que esse evento será mais que uma Live, mas um momento de matar a saudade do nosso São João, ou mesmo de descobrir uma terra e sua rica cultura para quem estiver fora do Estado e do país. Criamos todo o contexto para que essa Live seja emocionante, à altura da riqueza da cultura popular maranhense. Os artistas abraçaram a causa e o resultado foi além do que planejamos, será deslumbrante. E o melhor, vai apoiar financeiramente aqueles que mais precisam que são os artistas populares ligados ao São João”, garante Meireles Jr.
O nome do projeto foi de autoria do compositor maranhense Josias Sobrinho. E o evento é uma realização da Fundação Sousândrade viabilizado com o patrocínio da Vale; e graças a esse apoio um total de 31 grupos folclóricos maranhenses serão contemplados com recursos financeiros.
Um presente cultural para a cidade e também uma ajuda emergencial aos artistas populares que tiveram suas agendas de shows cancelados. Na live, toda a diversidade de sotaques e brincadeiras juninas serão mostrados nas apresentações dos grupos: Tambor de Crioula de Apolônio; Cacuriá de D. Teté; Boi Unidos de Santa Fé (Baixada); Boi de Axixá (Orquestra); Boi de Nina Rodrigues (Orquestra); Boi Unidos Venceremos (Zabumba); Boi da Vila Conceição (Costa de Mão); Boi Pérolas dos Lençóis (Orquestra); Boi de Maracanã (Matraca); Dança do Lelê de Rosário; Boi Barrica (Alternativo) e Tambor de Crioula São Benedito de Itapera.