CINEMA

Festival Guarnicê entra para o ressurgimento do cinema drive-in

Evento aposta em formato inédito, nostálgico e seguro em meio à pandemia

Reprodução

A 43ª edição do Festival Guarnicê de Cinema será realizada em formato híbrido, se adaptando à necessidade do distanciamento social em meio à pandemia do COVID-19. Além de apresentações em formato virtual, o Guarnicê entrará para uma onda de ressurgimento vintage consequente da pandemia: o retorno dos cinemas drive-in. A abertura e o encerramento do festival serão realizadas nesse formato, no qual os filmes também serão exibidos.

Cinema drive-in em Bangkok, na Tailândia, em julho de 2020: pandemia fez o formato ressurgir no mundo. Créditos: Reuters/Reprodução

Antes uma alternativa nostálgica, os cinemas drive-in reemergem como uma opção segura de entretenimento fora de casa e sem risco de contágio. Com essas precauções, o ressurgimento dos filmes ao ar livre se tornou um fenômeno nos Estados Unidos – país de origem do formato – e em outros países, como França e Tailândia. O auge do cinema drive-in norte-americano, nas décadas de 50 e 60, é simulado em filmes como Loucuras de Verão (1972) e Grease – Nos Tempos da Brilhantina (1978). No Brasil, os cinemas drive-in tiveram seu esplendor nos anos 1970.

No Brasil, dez estados adotaram o cinema drive-in após o início da pandemia, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo. Nas exibições a céu aberto, redes proeminentes de cinema encontraram uma válvula de escape, diante do fechamento de suas salas.

O Festival Guarnicê de Cinema é o maior do estado do Maranhão, além de o terceiro mais antigo do Brasil. O festival é promovido pela Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão. A 43ª edição do Guarnicê será realizada entre os dias 14 e 21 de outubro.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias