MÚSICA

Caixeiras do Divino fazem vaquinha virtual

Como forma de preservar a tradição do toque e do canto caixeiras do divino espírito santo de Pindaré-Mirim do Maranhão fazem campanha para gravar primeiro disco

Reprodução

Donas de uma sabedoria popular, as caixeiras do divino espírito santo encontraram na tecnologia uma maneira de eternizar os seu conhecimentos que antes eram passados por diversas gerações de forma oral que com o tempo ou se perdia ou era transformada.

No imenso repertório musical do Divino, destacam-se alguns toques considerados obrigatórios, que têm função determinada em etapas da festa e que nenhuma caixeira pode deixar de saber: Espírito Santo dobrado, alvorada, alvoradinha, Santana, Nossa Senhora da Guia, hino da missa, dança das caixeiras e repasse das posses. Além desses, existem inúmeras outras cantigas que podem ser cantadas em diferentes momentos da cerimônia, e cada grupo de caixeiras possui seu próprio repertório. É muito comum que o repertório das caixeiras de São Luís seja enriquecido com cantigas trazidas das festas do interior do Maranhão.

E como forma de preservar essa tradição que atravessou o tempo, que as caixeiras do divino espírito santo de Pindaré-Mirim do Maranhão, que integram a orquestra Mundana Refugi entraram em estúdio para gravar o seu primeiro disco. E para bancar os custos da produção, elas iniciaram recentemente uma campanha para arrecadar recursos para financiar o lançamento do álbum. A campanha foi idealizada pelo músico e produtor cultural maranhense Kadu Galvão, que tem objetivo de preservar o canto e toque das caixeiras, além de incentivar a produção da arte como espaço de tradição, devoção e musicalidade.

O registro musical conta com o apoio de Carlinhos Antunes (artista e músico-diretor da Orquestra Mundana Refugi), os cantores Flávia Bittencourt e César Nascimento e o percussionista e produtor musical Luiz Claudio.

A vaquinha virtual foi iniciada no último dia 30 de agosto. Kadu Galvão reforçou que os interessados em fazer doações podem fazê-las, também, por meio de depósito ou transferência bancária. Os comprovantes podem ser enviados para: caixeirasdodivino.pindaremirim@gmail.com.

Para transferir para a conta do Banco do Brasil, os dados são: Agência – 4445-8; Conta-corrente – 27.811-4; CPF – 23460048808; José Ricardo Sousa Galvão. Já para a Caixa Econômica Federal: Agência-3958; Conta poupança – 00026017-6; CPF – 23460048808; José Ricardo Sousa Galvão.

Formada em 1991 por mulheres negras e idosas da cidade de Pindaré-Mirim dispostas a louvar o Divino Espírito Santo.  O Grupo formado por Maria Caixeira tem cerca de 30 mulheres idosas acima dos 65 anos de idade que cantam e dançam em louvação ao Divino Espírito Santo. moradoras da periferia de Pindaré, tocam caixa como uma continuidade dos seus antepassados em geral são domésticas, lavradoras, dona de casa e zeladoras.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias