DOMINGO

Conheça algumas curiosidades sobre a data do Dia dos Pais

Quem criou o Dia dos Pais? Porque o Dia dos Pais é o segundo domingo de agosto? Confira as respostas dessas e outra perguntas

Foto: reprodução

O Dia dos Pais é comemorado neste domingo (9) em todo Brasil. Essa é uma data tão comum, mas é cheia de curiosidades. Então, separamos algumas curiosidades sobre a data que você pode compartilhar com seu pai e toda sua família neste dia tão especial em nosso pais. Confira!

Quem criou o Dia dos Pais?

Nos Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dood, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dood, criou o Dia dos Pais em 1909. Ela teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais ao ouvir um sermão dedicado às mães.

Qual o foi o primeiro ano que foi comemorado o Dia dos Pais?

Em 1909, ela propôs a ideia à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada no Estado de Washington. No ano seguinte, em 19 de junho, foi comemorado o primeiro Dia dos Pais. Décadas depois, em 1966, o presidente Lyndon Johnson proclamou o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais.

Dia dos Pais no Brasil

No Brasil, o dia dos pais só foi comemorado pela primeira vez em 1953, no dia 16 de agosto. Ao contrário do que ocorreu nos EUA, essa data não foi pensada como forma de homenagem local e simples, que se alastrou depois, sem planejamento.

Porque o Dia dos Pais é o segundo domingo de agosto?

No Brasil, é comemorado no segundo domingo do mês de agosto. No país a implementação da data é atribuída ao jornalista Roberto Marinho, com o propósito de fortalecer os laços familiares. A data escolhida foi o dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria, sendo festejada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953.

Em outros países

Pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição.
Na Itália, Espanha e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março. Apesar da ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.

Reino Unido – No Reino Unido, o Dia dos Pais é co- memorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.

Argentina – A data na Argentina é festejada no tercei- ro domingo de junho com reuniões em família e presentes.

Grécia – Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.

Bolívia – A data é comemorada no dia 19 de março (data fixa), mesmo dia que São José.

Canadá – O Dia dos Pais canadense é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, porque ainda é considerada uma data mais comercial.

Alemanha – Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa) . Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.

Paraguai – A data é comemorada no segundo do- mingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.

Peru – O Dia dos Pais é comemorado no terceiro do- mingo de junho. Não é uma data muito especial para eles.

Austrália – A data é comemorada no segundo do- mingo de setembro, com muita publicidade.

África do Sul – A comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional.

Rússia – Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, chamada de “o dia do defensor da pátria” (Den Zaschitnika Otetchestva).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias