DIA DO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO

Confira 4 produções de documentários maranhenses

Listamos quatro documentários super interessantes para a cultura do Maranhão e nem comemoração ao Dia do Documentário Brasileiro

Não muito valorizado no Maranhão, o cinema, tem a sua riqueza em nosso estado. Mesmo com produções ainda de baixo custo, a arte cinematográfica se mostra interessada em produzir conteúdos de extrema relevância cultural. Hoje, 7 de agosto, é o dia de uma das categorias dessa arte que tanto cativa os brasileiros. Hoje é dia do Documentário Brasileiro.

Essa data foi definida em 2011 pela Associação Brasileira de Documentaristas (ABD), em homenagem ao aniversário do cineasta baiano Olney São Paulo, autor de O profeta de Feira de Santana (1970) e Ciganos do Nordeste (1976). Olney São Paulo foi preso e torturado no período da ditadura militar devido ao filme Manhã Cinzenta (1969), sobre o primeiro sequestro de um avião brasileiro, por membros da organização MR-8.

Para comemora este dia, queremos voltar todas as atenções para as produções de documentários maranhenses. Listamos aqui quatro documentários super interessantes para a cultura do nosso estado.

Luíses – Solrealismo Maranhense, de Lucian Rosa – (2014)

Enquanto uma serpente do tamanho de uma ilha cresce adormecida nas galerias subterrâneas da cidade de São Luís, os ludovicenses enfrentam situações surreais para seguirem vivendo em meio a um cotidiano bruto, mas não percebem que estão passando por tal situação. O real e o imaginário caminham juntos nessa história que dá início a um movimento: o solrealismo.

Próxima »1 / 4
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias