Murais artísticos do Parque Bom Menino são restaurados
A obra contempla ainda a reforma de espaços como o ginásio, a quadra poliesportiva, e quiosques
A reforma do Parque do Bom Menino, realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio do programa São Luís em Obras, está em ritmo acelerado. Além da readequação de toda a estrutura, também há uma preocupação da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior em manter a originalidade de aspectos característicos do espaço, presentes desde sua construção, na década de 1960, como é o caso dos murais artísticos presentes nas paredes interna e externa do anfiteatro. A restauração desses murais está sendo feita por dois dos nove filhos do autor, o autodidata Antônio Alves de Almeida (1922-2009), importante nome para a arte maranhense.
“A pintura de Antônio Almeida é uma importante obra dentro do Parque do Bom Menino que está sendo totalmente reformado por meio do programa São Luís em Obras. Em conjunto com os filhos do autor, estamos restaurando os murais, que representam muito bem anossa cultura. Com isso, quisemos preservar também a história que esses murais imprimem, para que as futuras gerações tenham a oportunidade de conhecê-la”, destacou o prefeito Edivaldo. Um dos murais retrata o bumba meu boi do Maranhão, considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, e o outro tem como tema brincadeira de criança.
De acordo com uma das filhas do autor dos murais, os trabalhos do pai foram, por muito tempo, desvalorizados e quase que sucumbiram à ação do tempo. “Em outras intervenções, em anos passados, os murais não foram vistos como deveriam. Eles estiveram abandonados por muito tempo, apesar da história que contam, do que representam para a nossa história”, contou a professora Holândia Almeida.