CORONAVÍRUS

No Maranhão

5398
113563
101177
2898
CULTURA

Mostra virtual traz reflexões sobre o alzheimer

Exposição traz 20 artistas sobre crise de saúde

Reprodução

A fim de explicar e ilustrar a visão a respeito do Alzheimer, a exposição Alzheimer – 20 artistas e uma das maiores crises de saúde do nosso tempo propõe um diálogo com o público e uma reflexão sobre o significado da memória. A mostra presencial foi interrompida devido à pandemia e a nova versão, virtual foi inaugurada nesta terça-feira (21) e pode ser acessada pelo site ArtBio.

A exposição consiste em um diálogo para explorar questões como memória e o envelhecimento, baseado em áreas específicas do cérebro, e foi desenvolvida por 20 autores.  “Acreditamos que a arte tem potência para sintetizar questões fundamentais para a humanidade. Por isso, buscamos estimular debates relevantes através da perspectiva artística”, explica Igor Fonseca, fundador da ArtBio.

Um dos objetivos é, também, por meio da arte, humanizar a ciência e trazer reflexões sensíveis sobre a doença. “É ousada a proposta da exposição, mas é necessária”, afirma Igor. Os fundamentos expostos na mostra foram adquiridos por vivência com pessoas que têm Alzheimer e por pesquisas e percepções próprias dos artistas.

As obras expostas incluem inúmeras expressões, que variam da pintura a óleo à pintura a carvão; da colagem ao grafite. Todas as figuras são acompanhadas por textos interpretativos escritos pelos autores.

Os artistas participantes da exposição são Alberto Pereira, Gustavot Diaz, Ingrid Bittar, Marcia Albuquerque, Camile Sproesser, Diego Max, Mauricio Planel, Mazola Marcnou, Pas Schaefer, Andre Mogle, Domitila de Paulo, Marcel Lisboa, Mariana San Martin, Jesso Alves, Flavio Grão, Bárbara Malagoli, Hanna Lucatelli, Pina, Luiza de Alexandre e Apolo Torres.

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Notícia Boa
Checamos
Polícia
Gastronomia
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias