PATRONO

Dia de Tiradentes, da Polícia Civil e Militar; confira o que os três têm em comum

Tiradentes, entre suas diversas profissões, como dentista, também foi alferes, antigo posto militar. Por esse motivo, as celebrações ocorrem na mesma data.

Reprodução

Nesta terça-feira (21) é comemorado o Dia de Tiradentes, uma homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, um mártir da Inconfidência Mineira e um dos principais defensores da Independência do Brasil. Tiradentes era militar, e por isso neste dia é celebrado também o Dia das Polícias Militar e Civil.

Patriota, idealista e determinado, assim podemos definir o patrono das policiais Militares do Brasil. Joaquim José da Silva Xavier, alcunhado de Tiradentes por ser dentista prático, é, sem dúvida alguma, o maior herói brasileiro. Seu feito de coragem e amor à Pátria fez com que se destacasse entre todos os outros que tombaram nas revoltas que lutaram pela Independência do Brasil. O movimento do qual Tiradentes fez parte, a Inconfidência Mineira, pretendia libertar o Brasil de Portugal.

Ele entrou para o Regimento de Cavalaria de Minas Gerais com 29 anos de idade, como  Alferes, correspondente hoje à insígnia de Tenente. Por causa de sua inteligência e de seus ideais, Tiradentes também era chamado de “O República”, “O Liberdade” e  o “Gramaticão”.

Tiradentes foi condenado à forca, sendo executado em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro. Partes do seu corpo foram expostas em postes na estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais, sua casa foi queimada e seus bens confiscados.

O Alferes da Inconfidência honrou com a própria vida, valores éticos e morais, valores estes que são inerentes à atividade policial militar. Ainda que este movimento de libertação não tenha alcançado seus objetivos, a participação de Tiradentes foi um importante fator para a formação da Nação Brasileira.

Por seus valores e por sua história Tiradentes é considerado o patrono cívico do Brasil e também é patrono das Polícias Militares.

O ingresso nas forças armadas

Por todo Brasil, para ingressar nas corporações é preciso ser aprovado em concurso público. Tais seleções, em geral, são compostas por provas objetivas e teste de aptidão física (TAF). A depender do cargo, também é possível ter prova discursiva, oral e avaliação de títulos.

Polícias civil e militar

As carreiras podem exigir desde apenas o ensino fundamental completo até o nível superior com experiência. Os ganhos, por sua vez, podem ser maiores que R$10 mil por mês. Veja as principais diferenças entre os policiais militares e civis:

Policiais militares: são os agentes que realizam o patrulhamento das ruas para garantir a segurança da população. Eles têm como principal função a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública nos estados.

Policiais civis: os integrantes são responsáveis pela investigação e elucidação de crimes. De forma a reunir provas para identificar os autores dos delitos.

Para garantir o bem-estar, manter a ordem pública e a segurança da sociedade, portanto, as polícias apresentam papel fundamental.

VER COMENTÁRIOS
veja também
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias