Dia de Monteiro Lobato: 5 obras que toda criança deveria ler
O escritor foi o pioneiro na literatura paradidática, que, entre outras características, faz com que a criança aprenda enquanto brinca e lê
Também conhecido como Dia Nacional do Livro Infantil, o Dia de Monteiro Lobato é celebrado no dia 18 de abril. O escritor, homenageado com a data, nasceu em 1882, na cidade de Taubaté, em São Paulo. Além de escritor ele foi editor, fundador da Editora Monteiro Lobato e mais tarde da Companhia Editora Nacional. Antes de Lobato todos os livros eram impressos em Portugal, foi ele que iniciou o movimento editorial brasileiro.
O escritor foi o pioneiro na literatura paradidática, que, entre outras características, faz com que a criança aprenda enquanto brinca e lê. Em suas obras são preservados os costumes do povo do interior e as lendas do folclore brasileiro.
Veja a seguir algumas das principais obras do autor que todas as crianças deveriam ler:
A menina do narizinho arrebitado
O livro conta a famosa história da menina orfã, Lucia, cujo apelido é Narizinho Rebitado, vive num sítio com sua avó de 70 anos e uma empregada chamada Tia Anastácia. Ela tem uma boneca de pano “muito feiosa” chamada Emília.
Essa foi a primeira história infantil de Monteiro Lobato, publicada em 1920. O sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, a boneca Emília, o Saci e o Visconde de Sabugosa, que posteriormente seriam eternizados no Sítio do PicaPau Amarelo, produzido pela primeira vez para a TV no final dos anos 1970.