Secretaria explica avanços no Dia da Mulher Maranhense
Hoje, 11 de março, é comemorado o Dia da Mulher Maranhense, e aproveitando a data, o jornal O Imparcial conversou com a secretária Ana Mendonça
Reforçar o trabalho de apoio e proteção à mulher, oportunizar mais políticas públicas e prosseguir com as boas práticas da gestão estadual. Elementos base da atuação da secretária de Estado da Mulher (Semu), Ana Mendonça, à frente da pasta. “São muitos os desafios para consolidar uma gestão com a perspectiva da igualdade de gênero e raça nas administrações públicas do país. Mas, com perseverança e atitude podemos fazer a diferença”, pontua Ana Mendonça.
Hoje, 11 de março, é comemorado o Dia da Mulher Maranhense, e aproveitando a data, o jornal O Imparcial conversou com a secretária Ana Mendonça, aponta os principais desafios de sua administração e ações para a valorização da mulher maranhense.
O Imparcial – Quais as principais ações para reprimir e combater a violência contra a mulher?
Ana Mendonça – Um dos meios para a Semu efetivar essas ações de enfrentamento à violência contra mulheres é o serviço da Ouvidoria da Mulher, que tem como objetivo criar e manter um canal de comunicação com as mulheres no Maranhão. Dessa forma, aproximar cidadãs e cidadãos da Semu e ser apoio para avaliar e promover melhoras às políticas para o segmento. Sobretudo, ser um dos serviços de referência para orientação e encaminhamento de mulheres em situação de violência, à Rede de Atendimento. Esse sistema agrega órgãos e serviços para atendimento continuado nas áreas da segurança, justiça, saúde, assistência social e abrigamento.
Promovemos e participamos de eventos diversos para debater as questões relacionadas à mulher vítima, e exemplo de conferências, palestras, rodas de conversas e campanhas de combate a violência. Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) estamos formatando um trabalho para fortalecer a igualdade de gêneros nas escolas.
Novidade para o atendimento à mulher, como estão os preparativos para entregar a Casa da Mulher Maranhense em Imperatriz?
Ana Mendonça – A implantação da Casa da Mulher Maranhense, em Imperatriz, tem parceria com a Agência Executiva Metropolitana do Sul e Sudoeste do Maranhão (Agemsul) e integra plano da gestão Flávio Dino no enfrentamento às injustiças sociais e assegura ações de proteção e defesa de direitos, dentre os quais a Patrulha Maria da Penha. Estamos com atenção especial à esta obra que será um grande centro de acolhimento humanizado para atender as mulheres do município e adjacências.
A Casa da Mulher Maranhense oferecerá atendimento jurídico e psicológico às mulheres do município e região metropolitana, subdividida em vários setores como Promotoria Especializada, Vara Especializada da Mulher, Defensoria Pública Especializada, Assistente Social, Patrulha Maria da Penha e uma Delegacia Especializada da Mulher.
Na promoção da saúde da mulher, o que aponta de mais destacado?
Ana Mendonça – Destaco a ‘Caravana da Mulher Maranhense’, onde temos ações itinerantes nos municípios, por meio da Carreta da Mulher Maranhense, criada como solução para garantir mais acesso à saúde e informação às mulheres. Nos últimos anos, são mais de 200 mil atendimentos, incluindo as atividades itinerantes. Além de exames de mamografia, a Carreta oferece preventivo do câncer do colo do útero, consultas médicas, vacinas, aferição de pressão arterial e de glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C. Vejo como principal benefício desta iniciativa, a agilidade do atendimento e o foco na prevenção.
Que novidades e projetos a Semu traz para este ano?
Ana Mendonça – Durante o carnaval deste ano, promovemos mais uma campanha de combate ao assédio e violência contra a mulher, com o mote ‘Não Toque! Respeite!’, que teve como objetivo conscientizar sobre as diversas formas de assédio e violações dos direitos das mulheres, além de servir de estímulo às denúncias.
No mês de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Semu desenvolve a campanha ‘Mexeu com uma! Mexeu com todas!’, em referência ao movimento contra o assédio e aos variados tipos de violência contra as mulheres. Por meio do ato de companheirismo mútuo, as mulheres devem se fortalecer pelo respeito, segurança e dignidade que todas merecem. Além dessa ação, também no mês de março a Semu irá contribuir e promover, em parceria com outras secretarias, uma série de atividades, incluindo eventos, conferências, palestras, rodas de conversas e promover a saúde por meio das Unidades Móveis Itinerantes.
Com o Projeto ‘Nasce Uma Estrela’, em sua terceira edição, estimulamos a autonomia econômica de mulheres em vulnerabilidade, oferecendo cursos profissionalizantes e garantindo serviços para que elas tenham cada vez mais oportunidades. Lançamos, também, o edital ‘Mulheres de Atitude’, no valor total de R$ 300 mil. Estamos na fase de análise dos projetos que desenvolvam ações para contribuir com políticas públicas voltadas às mulheres maranhenses.