À FRENTE

Mulheres no comando: conheça a história de Jacira Haickel

De um grupo empresarial formado por 8 sócios, ela é a única mulher, ocupando o cargo de diretora geral do Blue Tree São Luís Hotel

Diretora geral do Blue Tree Towers São Luís, Jacira Quariguasi Haickel  define sua gestão aliando tradição e inovação para resultar em um empreendimento de alto padrão. Nascida na cidade de Imperatriz, mãe de Nilma, Quariguasi Neto e Joama, e avó de Theo, começou a vida profissional começou muito cedo, aos 12 anos, quando conseguiu ingressar em um estágio no Banco do Nordeste do Brasil como menor aprendiz. Lá ficou por dois 2 anos e atuou em todas as áreas do banco.

Concluiu o ensino médio aos 15 anos, período em que também casou pela primeira vez, em uma união que durou 23 anos. Aliando a vida pessoal precoce, com a carreira profissional também precoce, Jacira foi assumindo responsabilidades cada vez maiores. Ocupou o cargo de diretora financeira da Triunfo Papéis, onde ficou por 20 anos, quando vendeu sua participação na empresa em 2009.

“Era chegada a oportunidade tão desejada, e finalmente, aos 40 anos, eu pude ingressar em uma faculdade. Cursei Administração de Empresas e quando conclui fui logo fazer uma pós-graduação em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria na Fundação Getúlio Vargas”, disse a empresária.

Nesse ínterim, Jacira criou a Conceito Imóveis, empresa gestora de seu patrimônio imobiliário. Em 2016, passou a fazer parte do grupo empresarial Imo.Oito onde assumiu a gestão do então Pestana São Luís Hotel, começando assim uma nova etapa em sua vida empresarial.

Em 2018 o grupo resolveu apostar alto no empreendimento, começando com a troca da bandeira para Rede Blue Tree, culminando com a reforma e a modernização das instalações do Blue Tree São Luís Hotel. Hoje, aos 50 anos ocupa a função de diretora geral do empreendimento, que em 2019, 3 anos em sua gestão, foi eleita a Empresa do Ano pela Associação Comercial do MA. Além disso, está à frente do Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial do Maranhão para o triênio 2020/2022.

Entrevista

Qual é o desafio de estar à frente de um hotel como esse, que tem outras unidades de referência no Brasil?

Nosso grupo é formado por 8 sócios, e eu sou a única mulher dentre eles. Esse é o meu maior desafio todos os dias, atender as expectativas de todos os steakholders (indivíduo ou organização que, de alguma forma, é impactado pelas ações de uma determinada empresa) e reposicionar o hotel como o melhor da cidade.

Como você avalia o fato de ser mulher e estar à frente de um cargo de gestão, onde pelas pesquisas se sabe que no Brasil poucas são as mulheres que ocupam cargo de importância e de visibilidade?

Apesar de termos conquistado importantes direitos e ocupados posições cada vez mais relevantes, realmente as mulheres ainda tem um longo caminho a percorrer para alcançar a igualdade de gêneros, no que diz respeito ao mundo corporativo. E esta é uma bandeira que levanto, tanto que hoje estou à frente do Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial, onde acredito ser o ambiente mais propício para juntas alcançarmos nossos objetivos.

Qual o cenário do setor hoteleiro no estado?

Estamos bastante otimistas, pois de um modo geral o setor hoteleiro está em uma curva crescente no Brasil. Tanto que acabamos de fazer um grande investimento com um retrofit em nossas instalações e no Maranhão acreditamos que o poder público pode fazer muito para fomentar o turismo e os negócios de uma forma geral, e assim atrair cada vez mais investimentos para nosso estado.

Como fazer para ser o diferencial dentro do mercado?

Nossos investimentos foram todos no sentido de oferecer melhores serviços a um público que procura excelência no atendimento e que busca vivenciar experiências. E todos que fazem a equipe Blue Tree São Luís buscam, diuturnamente, atender e superar as expectativas desse hóspede.

O que dizer para outras mulheres neste Dia Internacional da Mulher, sobre empreendedorismo, ocupar espaços de poder…?

Às mulheres eu digo que continuem! Não tenhamos medo de ir além, de tentar, de falar, de arriscar, de fazer diferente e fazer a diferença. Nós temos um poder absurdo em nossas mãos e potencial de sobra para executar, por isso, não temam!

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias