Conheça 20 mulheres espetaculares que fizeram história
Essa lista mostra o quanto é importante o empoderamento feminino. Confira!
15. Margaret Thatcher (1925-2013) – química e primeira-ministra britânica
Margaret Thatcher foi a primeira mulher a alcançar o posto de primeira-ministra no Reino Unido. Oriunda de uma família de classe média, cursou Química na Universidade e posteriormente, Direito.
Envolveu-se na política militando pelo partido Conservador pelo qual seria deputada, ministra e, finalmente, sua líder. Venceu as eleições para ser a premiê britânica em 1979 e seria reeleita até 1990.
Seu governo foi marcado por greves, atentados na Irlanda, a Guerra das Malvinas e a tímida abertura que se ensaiava na União Soviética.
Sua resposta era normalmente agressiva e firme, fazendo com que o apelido de “Dama de Ferro” ganhasse força.
O legado neoliberal de Margaret Thatcher permanece controverso até hoje. Contudo, ela provou que as mulheres poderiam fazer uma carreira política sem precisar da ajuda de um marido.
16. Nina Simone (1933-2003) – compositora, cantora, pianista e ativista
Nascida Eunice Kathleen Waymon, na Carolina do Norte, tinha o sonho de tornar-se pianista clássica e estudou na prestigiosa Julliard School, de Nova York. No entanto, foi recusada no Instituto Curtis, na Filadélfia, por ser negra.
Decide, então, tornar-se cantora e pianista e adota o nome de Nina Simone. Ela comporia 500 canções, gravaria 60 discos e seria indicada ao Grammy 15 vezes, mas não ganharia nenhum prêmio.
Além de sua importante atividade musical foi uma ativista dos Direitos Civis americanos. Suas letras contam as dificuldades pelas quais os afrodescendentes passavam e se tornaram hinos do movimento negro.