Conheça 20 mulheres espetaculares que fizeram história
Essa lista mostra o quanto é importante o empoderamento feminino. Confira!
9. Marie Curie (1867-1934) – cientista e professora universitária
Nascida na Polônia, Marie Curie foi para Paris onde desenvolveu uma importante carreira como cientista. Casada com Pierre Curie, os dois compartilhavam suas experiências e seu conhecimento.
Foi a primeira a mulher a lecionar na Universidade de Paris, a ganhar o Prêmio Nobel e a primeira pessoa a fazê-la em duas ocasiões: em Física (1903) e Química (1911).
Seus feitos incluem descobertas no campo da radioatividade e os elementos polônio e o radio. Também fundou o Instituto Curie em Paris e Varsóvia.
Pesquisadora incansável, Marie Curie acabou morrendo vítima de leucemia contraída através dos elementos radioativos que ajudou a descobrir.
10. Mary McLeod Bethune (1875-1955) – educadora e ativista
Nascida de pais escravos, Mary McLeod Bethune cresceu no ambiente segregacionista da Carolina do Sul (EUA). Bethune só foi para a escola aos 11 anos e quando voltava das aulas ensinava o que havia aprendido aos pais.
Formou-se pelo Instituto Bíblico Moody. Em 1904, na Flórida, abriu uma escola para meninas negras, a fim de provar que elas eram capazes de receber educação formal. Mais tarde, esta se transformaria na Universidade de Bethune-Cookman, voltada para estudantes afro-descendentes.
Na década de 30, participou ativamente da campanha presidencial de Franklin Roosevelt. Quando este foi eleito, passou a integrar o Conselho para Negros assessorando as políticas presidenciais para pessoas de cor.
A primeira-dama, Eleonor Roosevelt, era sua grande aliada para a promoção das pessoas negras. Durante a Segunda Guerra foi conselheira especial das Forças Armadas ajudando as mulheres negras que desejavam ingressar no Exército.
Após deixar o governo continuou sua militância política através de conferências e artigos até sua morte, em 1955.