Conheça 20 mulheres espetaculares que fizeram história
Essa lista mostra o quanto é importante o empoderamento feminino. Confira!
7. Nísia Floresta (1810-1885) – escritora, professora e conferencista
Nasceu no Rio Grande do Norte, em 1810, mas se estabeleceu em várias cidades como Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Paris.
Nísia publicou cerca de quinze livros sobre temáticas feministas, política, abolição e até um itinerário de viagem na Alemanha.
Pioneira, fundou os primeiros colégios dedicados ao ensino de meninas no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro. Colaborou na imprensa carioca e dava conferências. Mais tarde, se mudaria para Paris e ali ficaria amiga do filósofo Auguste Comte.
Morreu na França e seus restos mortais foram transladados para Papari/RN que hoje se chama Nísia Floresta e abriga um museu para preservar a memória da educadora.
8. Clara Schumann (1819-1896) – pianista e compositora
Clara Schumann foi uma das maiores pianistas do século XIX comparável a Liszt. Nascida em Leipzig, Alemanha, foi esposa do pianista e compositor Robert Schumann e amiga do compositor Johann Brahms.
Clara compôs obras para piano, canções e música de câmara, inspiradas no movimento do Romantismo. Além disso, editou e divulgou em recitais várias partituras do marido após a morte deste.
Mãe de oito filhos, professora renomada e concertista, Clara Schumann não deixou uma obra extensa, mas suas peças são de excelente qualidade.