Conheça 20 mulheres espetaculares que fizeram história
Essa lista mostra o quanto é importante o empoderamento feminino. Confira!
5. Bartolina Sisa (1753-1785) – líder militar e rainha
Bartolina Sisa nasce na cidade de Cantón de Caracato, na Bolívia, e se dedicou ao comércio de folhas de coca e de tecidos. Aprendeu a montar a cavalo, a manejar um fuzil e também se interessava por aprender táticas de luta.
Casou-se em 1772 com o Túpac Katari com o qual teve quatro filhos. Com o esposo, chegou a liderar 80 mil índios que se rebelaram contra os espanhóis.
Proclamada rainha, em 1781, tinha o mesmo nível hierárquico que seu marido e era uma líder respeitada e aceita por todos.
Os espanhóis, no entanto, fizeram alianças com tribos que eram contrárias ao casal e os derrotaram. Bartolina Sisa foi presa e condenada à morte por esquartejamento em 5 de setembro de 1785, em La Paz. Sua cabeça seria exibida em várias cidades e posteriormente foi queimada e as cinzas espalhadas.
O dia de sua morte foi proclamado como Dia Internacional da Mulher Indígena.
6. Imperatriz Leopoldina (1797-1826) – Imperatriz do Brasil
A Imperatriz Leopoldina nasceu como arquiduquesa do Império Austro-Húngaro e se casou com o herdeiro do trono português, o futuro Dom Pedro I.
Identificou-se de tal modo com a sua nova pátria que tomou partido dos brasileiros quando se iniciou o processo de Independência do Brasil.
Ausente, o Príncipe-Regente tornou-se a primeira Chefe de Estado do Brasil e aquela que assinou o documento que separava o novo país de Portugal.
Teve oito filhos e morreu aos 26 anos em decorrência de complicações sofridas no parto.