DIA DA MULHER

Conheça 20 mulheres espetaculares que fizeram história

Essa lista mostra o quanto é importante o empoderamento feminino. Confira!

19. Marta Vieira (1986) – jogadora de futebol

Marta Vieira

Marta Vieira nasceu em Dois Riachos (AL) e desde criança jogava futebol com os meninos da escola e da rua.

Sua velocidade e o poderoso chute de canhota fizeram com que ela fosse reconhecida como Melhor Jogadora pela FIFA durante cinco anos seguidos, fato que nenhum homem ou mulher superou até 2018.

A atleta começou no CSA de Alagoas, mas se transferiu para os Estados Unidos onde defendeu o Los Angeles Sol. No entanto, foi na Suécia com o time Umea IK que se destacou atraindo a atenção da imprensa internacional.

Pela seleção brasileira, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2003 e 2007. Nos jogos Olímpicos de 2004 e 2008, obteve a medalha de prata. Na Copa do Mundo de Futebol de 2007, o Brasil ficou em 2.º lugar, porém ela foi a artilheria e escolhida a melhor jogadora da competição.

Em 2018, Marta se encontra na equipe Orlando Pride, nos Estados Unidos.

20. Malala Yousafzai (1997) – escritora e ativista política

Malala

Malala Yousafzai nasceu no Paquistão. Seu pai era professor, e com a chegada dos talibãs à região, em 2007, as meninas foram proibidas de ir à escola.

Malala, que era uma estudante brilhante, organiza manifestações com as colegas. Mais tarde, daria entrevistas e escreveria um blog para a BBC narrando a situação do povoado.

Desta forma, ela e seu pai começaram a receber ameaças de morte. Ela, porém, continuou ir à escola e protestar contra a proibição.

Por isso, no dia 9 de outubro de 2012, os talibãs interceptaram o ônibus que a levava para o colégio e atiraram em seu rosto para matá-la. O atentado gerou uma comoção mundial e a vida de Malala passou a ser conhecida em todo mundo.

Quando se recuperou, Malala realizou um discurso contundente na ONU em defesa da educação infantil, ganhou várias prêmios internacionais, lançou livros e criou a Fundo Malala para financiar a educação feminina.

Foi agraciada em 2014 com o prêmio Nobel da Paz sendo a pessoa mais jovem a recebê-lo. Em 2018, Malala mora no Reino Unido, mas não descuidou dos estudos e está matriculada na Universidade de Oxford onde cursa Filosofia, Política e Economia.

« Anterior10 / 10
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias