CORONAVÍRUS

No Maranhão

2200
74925
53791
1871
PREVISÕES PARA O OSCAR

Veja previsão para os favoritos a serem indicados ao Oscar

Fizemos uma lista dos principais indicados ao 92º prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográfica, o Oscar

Foto: O2 Filmes/Divulgação

Está chegando a hora de serem revelados os indicados a principal premiação do cinema internacional: o Oscar. Os concorrentes serão revelados nesta segunda-feira, 13, e como é de praxe, alguns filmes assumirão imediatamente papéis de favoritos aos prêmios enquanto outros acabam esquecidos pela Academia.

Fizemos com base nos indicados para o Globo de Ouro, Bafta, Critics Choice Awards e premiações dos sindicatos, uma provável lista da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Vale lembrar que é comum haver surpresas entre os indicados ao Oscar. Com um corpo votante próprio, algumas escolhas da Academia destoam das demais premiações. Um exemplo claro foi o diretor Pawel Pawiloski, que concorreu a estatueta dourada de melhor diretor pelo filme Guerra Fria sem ter sido lembrado por nenhum outro grande prêmio na temporada 2019.

As categorias previstas são: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro Original e Melhor Roteiro Adaptado. As premiações que foram analisadas para chegar às conclusões estatísticas foram Globo de Ouro, Critics Choice Awards (Crítica internacional), PGA Awards (Sindicato dos Produtores), SAG Awards (Sindicato dos Atores), DGA Awards (Sindicato dos Diretores), WGA Awards (Sindicato dos Roteiristas) e o Bafta (Academia Britânica de Artes do Cinema e da Televisão).

Filme

O prêmio mais esperado da noite é o único que pode ter mais de cinco indicados, podendo chegar a uma lista com 10 concorrentes. Em 2019, oito longas disputaram a estatueta, enquanto 2020 sete produções têm estatisticamente mais chances de serem contempladas no dia 13 de janeiro.

O Irlandês e Era uma vez… em Hollywood foram indicados em todas as premiações prévias da temporada, e são favoritos para concorrer ao Oscar. Na sequência, vêm 1917, vencedor do Globo de Ouro; CoringaJojo Rabbit e Parasita, que apareceram em quatro das cinco listas, e História de um casamento, que apareceu em três. Adoráveis mulheresEntre facas e segredos e Ford vs. Ferrari podem dar as caras no prêmio por terem aparecido nas indicações do sindicato e da crítica.

Diretor

O Melhor Diretor tem suas surpresas, como Pawel Pawiloski disputando em 2019 ou a ausência de Ben Affleck em 2009, vencedor do Globo de Ouro do mesmo ano. No entanto, na atual edição do Oscar quatro nomes são favoritos após serem indicados a todas as grandes premiações da temporada. Bong Joon Ho (Parasita), Sam Mendes (1917), Martin Scorsese (O Irlandês) e Quentin Tarantino (Era uma vez… em Hollywood) saem na frente para figurarem na lista. Todd Phillips (Coringa), segundo estatísticas, seria o quinto indicado, mas não seria surpresa se Taika Waititi (Jojo Rabbit) aparecesse na lista devido a indicação que recebeu para o prêmio do sindicato dos diretores.

Atuações

Apesar de o Oscar sempre trazer surpresas, os prêmios de atuação têm pontos de convergência nas grandes premiações. No entanto, o Oscar costuma indicar mais atrizes e atores de filmes dramáticos em detrimento a comédia. As recentes campanhas Oscar so white e MeToo também fizeram com que a diversidade fosse algo prezado nas categorias de atuação.

Em Melhor atriz, Renée Zellweger (Judy: Muito além do arco-íris), Scarlett Johansson (História de um casamento) e Charlize Theron (O escândalo) foram indicadas a todas as maiores premiações da temporada e provavelmente serão indicadas ao Oscar também. Saoirse Ronan (Adoráveis mulheres) e Cynthia Erivo (Harriet) tem boas chances de serem as duas outras indicadas, contudo Awkwafina (A despedida), por ter sido a vencedora de Melhor Atriz de Comédia ou Musical no Globo de Ouro e Lupita Nyong’o (Nós), indicada ao prêmio da crítica e do sindicato dos atores, podem ocupar os últimos lugares disponíveis.

Assim como na categoria de Melhor Atriz, em Melhor Ator, três nomes saem na frente pelas indicações. São eles: Leonardo DiCaprio (Era uma vez… em Hollywood), Joaquin Phoenix (Coringa) e Adam Driver (História de um casamento), os três foram indicados a todas as outras principais premiações. Taron Egerton (Rocketman) entra como a quarta indicação por ter concorrido a três das quatro premiações importantes. A quinta vaga está entre Christian Bale (Ford vs. Ferrari), Antonio Banderas (Dor e Glória), Eddie Murphy (Meu nome é Dolemite) e Jonathan Pryce (Dois Papas), Bale sai na frente por estar indicado no sindicato, mas qualquer um dos quatro nomes pode entrar na lista sem ser considerado surpresa.

O Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante tem duas estrelas muito próximas da indicação. Laura Dern (História de um casamento) e Margot Robbie (O escândalo) foram indicadas a todas as grandes premiações da categoria e são favoritas também no Oscar. Jennifer Lopez (As Golpistas) vem logo atrás tendo sido indicada a três das quatro principais. Empatada com Lopez, está Scarlett Johansson (Jojo Rabbit) que, se conseguir essa indicação, faz a proeza de aparecer duas vezes na lista, pois também concorre a atuação em papel principal. Nicole Kidman (O escândalo) pode aparecer na lista de surpresa, afinal, está presente nas contempladas do sindicato.

Talvez a mais previsível das categorias citadas, Melhor Ator Coadjuvante tem quatro nomes muito fortes concorrendo. Tom Hanks (Um lindo dia na vizinhança), Joe Pesci (O Irlandês), Al Pacino (O Irlandês) e Brad Pitt (Era uma vez… em Hollywood) foram indicados para todas as principais premiações até então e estão a um passo do Oscar. Anthony Hopkins (Dois Papas) é a provável quinta indicação, levando em consideração de que foi indicado a todos os prêmios menos o sindicato, que por sua vez colocou Jamie Foxx (Luta por justiça) na lista trazendo a dúvida se ator também não pode estar na lista da Academia

Roteiro

As categorias de roteiro são divididas em duas no Oscar. Melhor Roteiro Original é aquela história feita originalmente para tela, enquanto Melhor Roteiro adaptado é a melhor adaptação de outra obra, seja ela literária, cinematográfica ou de qualquer outro meio.

Em Melhor Roteiro Original, a Academia pode aparecer com surpresa, mas dois filmes estão no caminho certo para receberem a indicação. História de um casamento e Parasita foram bem e conseguiram indicações em todas as premiações da temporada. Era uma vez… em Hollywood e Entre facas e segredos foram indicados três de quatro prêmios cada e também aparecem bem na disputa por uma vaga na lista, por fim a quinta vaga seria de Fora de Série que teve duas indicações na temporada, sendo uma do sindicato. O longa 1917, também indicado pelo sindicato, pode surpreender. Vale lembrar que em 2019, o filme Oitava série venceu o prêmio de Melhor Roteiro Original no WGA Awards, porém nem foi lembrado no Oscar.

Roteiro Adaptado, por sua vez, teve apenas seis filmes indicados nas quatro principais premiações da categoria, sendo O Irlandês o único a participar de todas. Adoráveis mulheresCoringaDois Papas e Jojo Rabbit concorreram em três cada e devem fechar a lista, que ainda tem Um lindo dia na vizinhança como possível surpresa.

Assim a provável lista seria:

Melhor Filme

O IrlandêsEra uma vez… em Hollywood1917Jojo RabbitCoringaParasitaHistória de um casamentoPodem aparecerAdoráveis mulheresEntre facas e segredos e Ford vs. Ferrari
Correm por foraDois PapasRocketman e Jóias brutas

Melhor Diretor

Bong Joo Ho – Parasita
Sam Mendes – 1917
Martin Scorsese – O Irlândes
Quentin Tarantino – Era uma vez… em Hollywood
Todd Phillips – Coringa
Pode aparecer: Taika Waititi, por Jojo Rabbit
Correm por fora: Greta Gerwig, por Adoráveis mulheres; Noah Baumbach, por História de um casamento; Josh Safdie e Benny Safdie, por Jóias brutas.

Melhor Atriz

Renée Zellweger – Judy: Muito além do arco-íris
Scarlett Johansson – História de um casamento
Charlize Theron – O escândalo
Saoirse Ronan – Adoráveis mulheres
Cynthia Erivo – Harriet
Podem aparecer: Lupita Nyong’o, por Nós; Awkwafina, por A despedida
Corre por fora: Ana de Armas, por Entre facas e segredos

Melhor Ator

Joaquin Phoenix – Coringa
Leonardo Dicaprio – Era uma vez… em Hollywood
Adam Driver – História de um casamento
Taron Egerton – Rocketman
Christian Bale – Ford vs. Ferrari
Podem aparecer: Antonio Banderas, por Dor e Glória; Eddie Murphy, por Meu nome é Dolemite; Jonathan Pryce, por Dois Papas.
Correm por fora: Robert De Niro, por O Irlandês; Adam Sandler, por Jóias Brutas

Melhor Atriz Coadjuvante

Laura Dern – História de um casamento
Margot Robbie – O escândalo
Jennifer Lopez – As golpistas
Scarlett Johansson – Jojo Rabbit
Florence Pugh – Adoráveis mulheres
Pode aparecer: Nicole Kidman, por O escândalo
Correm por fora: Annette Bening, por The report e Zhao Shuzhen, por A despedida

Melhor Ator Coadjuvante

Tom Hanks – Um lindo dia na vizinhança
Al Pacino – O Irlandês
Joe Pesci – O Irlandês
Brad Pitt – Era uma vez… em Hollywood
Anthony Hopkins – Dois Papas
Pode aparecer: Jamie Foxx, por Luta por justiça
Corre por fora: Willem Dafoe, por O farol

Melhor Roteiro Original

História de um casamentoParasitaEra uma vez… em HollywoodEntre facas e segredosFora de sériePode aparecer1917
Corre por foraA despedida

Melhor Roteiro Adaptado

O IrlandêsJojo RabbitCoringaAdoráveis MulheresDois PapasPode aparecerUm lindo dia na vizinhança

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Notícia Boa
Checamos
Polícia
Gastronomia
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias