CORONAVÍRUS

No Maranhão

942
57605
31569
1399
TÔ DE FOLGA

Tutóia: como chegar, o que fazer e onde ficar

A cidade tem localização privilegiada em meio a uma das principais rotas turísticas do Nordeste.

O que fazer, conhecer?

Pequenos Lençóis

Foto/divulgação

A região dos Pequenos Lençóis concentra uma das mais belas paisagens do roteiro turístico de Tutóia, que configura como própria amostra dos Lençóis Maranhenses com os mesmos aspectos naturais. A única diferença é o fluxo de visitantes em escala bem menor.

Formada por sinuosas dunas de areias douradas, os paredões moldados pelo vento podem alcançar entre 12 e 30 metros de altura e ainda abriga em seu interior vastas lagoas de água doce com tons azulados. O passeio é feito por um veículo 4×4.

Praia do Amor

Foto/divulgação

Com extensão de 3 quilômetros, a Praia do Amor é propícia para a prática do Kitesurf. Conhecida por ser bastante deserta, é uma praia preservada, com águas mornas e claras, na qual possui a preferência dos casais que estão em busca de uma paisagem digna de filme de romance.

Importante lembrar que é necessário levar sua água, comida, protetor solar e sacos de lixo para preservação do local que não dispõe de pontos de apoio. O acesso é feito por veículos de tração com 4×4 e motocicleta.

Delta das Américas

Foto/divulgação

Conhecido também como Delta do Parnaíba, ao contrário do que muitos podem imaginar, cerca de 70% da área do Delta fica localizado em solo maranhense, tendo como porta de entrada as cidades de Tutóia, Paulino Neves e Araioses.

O passeio pela bahia de Tutóia inicia com a visita aos navios encalhados no Delta, região esta apelidada de “cemitério de navios”, devido à grande concentração de embarcações abandonadas pelo percurso. Ao longo do trajeto é possível encontrar um navio alemão naufragado no período da Segunda Guerra Mundial.

Depois desse roteiro, os visitantes geralmente podem desfrutar de passeios pelas ilhas da Melancieira e do Cajueiro, com praias desérticas e de lindas lagoas naturais.

É possível encontrar passagens para conhecer o Delta do Rio Parnaíba no porto de Tutóia. O valor varia entre R$ 70 e R$ 80.

Ilha de Coroatá

Foto/divulgação

Um destino relaxante e deserto, a Ilha de Coroatá se trata de um território privado onde oferece serviços com restaurante, redário e uma área para camping. Além disso, o turista pode desfrutar de uma caminhada ecológica recebendo informações sobre a fauna e flora local com duração de aproximadamente 1 hora e meia de percurso, ficando a critério do visitante o valor de contribuição do passeio.

Para chegar até o local é preciso embarcar no cais flutuante de Tutóia que fica ao lado da praça de eventos da cidade.

Passeio Revoada dos Guarás

Foto/divulgação

A revoada dos Guarás é um passeio geralmente incluso no trajeto pelo Delta das Américas que acontece por volta das 17:00 horas em uma região que serve de dormitório para diversas espécies de aves, principalmente os Guarás, que propiciam o espetáculo da revoada em conjunto ao pôr do sol.

Além desses roteiros mais tradicionais, Tutóia ainda abrange diversos destinos naturais encantadores como a Praia da Barra, Praia do Arpoador, Praia dos Namorados, Praia da Andrezza, Falésia dos Jardins e Falésias de Santo Antônio.

Veja onde se hospedar em Tutóia

« Anterior Próxima »2 / 4
VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Notícia Boa
Checamos
Polícia
Gastronomia
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias