Saiba onde assistir aos filmes indicados ao Oscar 2020, no cinema e na TV
Algumas produções estão em cartaz nos cinemas e outras disponíveis nos serviços de streaming e on-demand
Todo início de ano, um assunto toma as rodas de conversa dos cinéfilos mundo a fora: os filmes indicados ao Oscar. Embora sempre divida opiniões, a premiação mais importante da indústria cinematográfica norte-americana promove uma corrida do público, que busca chegar ao dia da festa tendo assistido ao maior número possível de indicados.
Uma boa notícia é que muitos dos filmes que concorrem ao Oscar 2020 já podem ser assistidos no conforto de casa, nos vários serviços de streaming ou on-demand existentes. Outros títulos ainda estão em cartaz nos cinemas da cidade. E há ainda aqueles cuja data de estreia nas salas já está programada.
Veja a seguir onde assistir a filmes que disputam o tão aguardado 92º prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Filmes do Oscar 2020 em casa
O streaming cada vez mais ganha espaço na temporada de premiações e no Oscar não seria diferente. Dois indicados a Melhor Filme são produções da plataforma Netflix. São eles O Irlandês, com dez indicações, incluindo a principal, e História de um casamento, que disputa o grande prêmio mais cinco categorias.
O popular serviço ainda produziu e disponibiliza: Klaus e Perdi meu corpo, que concorrem à estatueta de Melhor Animação; o longa Indústria americana, que concorre a Melhor Documentário; e o filme Dois papas, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, que aparece três vezes na lista, sendo uma a indicação de Melhor Ator para Jonathan Pryce.
A Netflix ainda funciona como distribuidora e disponibiliza Democracia em vertigem (da brasileira Petra Costa, que concorre a Melhor Documentário) e A vida em mim, Melhor Documentário em Curta-Metragem.
Outros filmes indicados já estão disponíveis para serem alugados em serviços de televisão a cabo. Um dos mais indicados e favorito ao prêmio de Melhor Filme, Era uma vez… em Hollywood pode ser visto pela TV de forma paga, o longa concorre dez prêmios incluindo o mais cobiçado da noite.
Coringa, o mais contemplado da lista, com 11 indicações, incluindo Melhor Filme, acaba de entrar em pré-lançamento nos serviços on-demand e também já pode ser visto do sofá de casa. Na mesma situação estão as animações Toy Story 4, Link perdidoe Como treinar seu dragão 3, concorrentes da categoria Melhor Animação, assim como Dor e Glória, que disputa as estatuetas de Melhor Ator com Antonio Banderas e Melhor Filme Estrangeiro.
Assistindo ao Oscar no cinema
O Oscar é mais uma das premiações que leva em consideração o calendário de estreias dos Estados Unidos. Portanto, alguns filmes que concorrem estão estreando agora nos cinemas brasileiros e outros estão no fim de seu período em cartaz nas telonas espalhadas pelo país. Parasita, indicado a seis Oscars incluindo Melhor Filme, já estava em sendo exibido desde o fim de 2019 e por pouco não saiu cartaz. O filme ganhou uma sobrevida agora e pode ser visto em três salas da cidade.
Em situação oposta está o longa Adoráveis mulheres, que aparece seis vezes na lista da Academia (incluindo Melhor Filme), e acaba de estrear, podendo ser conferido em diversas salas.
Também estão em cartaz O escândalo, que concorre a três estatuetas, incluindo Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante; O caso Richard Jewell, que aparece também na disputa de atriz coadjuvante; e Entre facas e segredos, presente na categoria Melhor Roteiro Adaptado.
Onde ver os indicados a Melhor Filme
- O Irlandês: Netflix
- Era uma vez em… Hollywood: no Cinemark Pier e em serviços sob demanda das operadoras de TV
- História de um casamento: Netflix
- 1917: estreia nos cinemas do país em 23 de fevereiro
- Parasita: em cartaz no Liberty Mall, Casa Park e Cine Brasília
- Jojo Rabbit: estreia nos cinemas dia 6 de fevereiro
- Ford vs. Ferrari: fora dos cinemas e ainda indisponível no serviço das operadoras
- Adoráveis mulheres: em várias salas de cinema de Brasília
- Coringa: disponível no serviço sob demanda das operadoras de TV
Filmes que ainda chegarão ao cinema
Dois dos concorrentes a Melhor Filme, Jojo Rabbit, que teve mais cinco indicações, e 1917, que aparece mais nove vezes na lista, ainda não chegaram aos cinemas brasileiros. O primeiro tem data prevista para pertinho do Oscar, em 6 de fevereiro. O segundo tem estreia prevista para 23 de fevereiro, após a cerimônia de premiação, que ocorre em 9 de fevereiro.
Judy: Muito além do arco-íris, com indicação a Melhor Atriz para Renée Zellweger; e Um lindo dia na vizinhança, indicação de melhor ator coadjuvante para Tom Hanks, têm lançamentos previstos para 16 e 23 de janeiro respectivamente. Harriet, que disputa duas estatuetas, incluindo Melhor Atriz para Cynthia Erivo, não tem data de estreia definida.