Inscrições para o Pátio Aberto começam hoje
O edital representa hoje a maior vitrine da cultura maranhense em São Luís.
O Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) está com inscrições abertas para a quarta edição do edital Pátio Aberto. O edital visa divulgar a produção de artistas maranhenses ou residentes no Estado, nas áreas de música, artes cênicas, audiovisual e cultura popular. Podem se inscrever propostas de shows, espetáculos, mini eventos etc. Por meio do edital o CCVM oferece programação diversificada e gratuita para o público, com eventos todas as quintas, sempre às 19 horas. O Pátio Aberto já faz parte do calendário cultural da cidade e atrai tanto o público local como turistas.
Em suas três edições foram selecionadas 108 propostas de shows, espetáculos e oficinas que ocorreram no pátio do CCVM. Destaca-se a diversidade da seleção que contempla todos os gêneros musicais (incluindo música instrumental), cultura popular e artes cênicas. Já foram contemplados artistas e realizadores de 18 municípios maranhenses.
O edital representa hoje a maior vitrine da cultura maranhense em São Luís. A participação de artistas do interior vem crescendo a cada ano.
Em 2019 foram 32 shows e apresentações de cultura popular, dois espetáculos de teatro, cinco oficinas, duas mostras de audiovisual, um evento de moda e dança africana e um mini festival de artes visuais.
A diversidade da cultura popular tem grande destaque no Pátio Aberto, incluindo manifestações muitas vezes desconhecidas do público ludovicense, como o Reisado, o Tamassaê, a Mangaba, as turmas de samba e tantas outras que já passaram pelo Pátio. Os patrimônios culturais, Bumba Meu Boi e Tambor de Crioula, sempre têm presença marcante com grande variedade de grupos.
Para a diretora e curadora do CCVM, Paula Porta, ”o edital é igualmente importante para o público – que vai sendo formado pela diversidade da produção a que tem acesso – como para os artistas que encontram um palco qualificado e, além do cachê, ainda recebem o registro em vídeo e fotos de sua apresentação, material importante de divulgação, que ajuda a abrir outras portas. A cada ano temos expectativa que a informação chegue mais longe para termos participação cada vez maior do interior, disseminando oportunidades”.
Fotos e registro dos shows em vídeo, além de serem entregues aos artistas, ficam disponíveis no canal do Centro Cultural Vale Maranhão no Youtube, reforçando a divulgação dos artistas e constituindo um banco de dados para curadores de festivais e casas de espetáculo. Atualmente estão disponíveis 78 shows, toda semana novos conteúdos são agregados. O registro dos artistas ou grupo no palco é um material essencial, por isso o CCVM investe nessa produção.
Serão selecionados de 40 a 44 projetos que irão compor a programação do CCVM de abril de 2020 a março de 2021. Este ano o CCVM vai lançar uma chamada pública de propostas de oficinas, portanto esta atividade deixa de ser prevista no edital Pátio Aberto.
As inscrições estão abertas de 30 de janeiro a 29 de fevereiro de 2020.