SAÚDE DO PET

Saiba como e quando dar remédios de verme ao seu pet

O remédio é responsável por controlar uma série de bactérias, infecções e doenças causadas pela má gestão da saúde do animal

Reprodução

Remédio de verme para cachorro é algo que deve ser administrado com uma certa frequência. No entanto, não existe uma única forma de medicar os cães, tendo em vista que cada raça reagirá de uma forma. Além de que cada tipo de verme requer um tratamento específico, fazendo com que o processo precise de atenção.

Remédio de verme para cachorro

O remédio de verme para cachorro é imprescindível. Ele é responsável por controlar uma série infecções e doenças causadas pela má gestão da saúde do animal. É claro que muitas vezes nem percebemos o que está acontecendo com nosso animal de estimação por inúmeros motivos. Entretanto, prevenir é algo que precisa ser feito e é a forma mais efetiva de controlar uma infestação no organismo do cão.

Desta forma, é de suma importância que você atente-se para alguns critérios importantes na hora de remediar o seu animal. E para isso, entender a real função do remédio de verme para cachorro é extremamente importante.

Qual a função do remédio de vermes?

Basicamente, a função do remédio de verme para cachorro é proteger o seu animal de doenças causadas por invasores que buscam por abrigo e comida.

O uso dos vermífugos básicos não vai diferenciar pelas raças dos animais, mas podem ser administrados de acordo com o peso do pet, desde que faça-se um acompanhamento veterinário. Nunca aplique qualquer tipo de remédio no seu cachorro sem alguma constatação especializada.

Alguns tipos de vermes

Lombrigas: ela parece-se com um espaguete que pode medir diversos tamanhos. Pode ser encontrado nas fezes do animal.

Tênias: este é um tipo de verme de cachorro que é transmitido pelas pulgas. O organismo é o habitat natural para as tênias, podendo comprometer órgãos vitais.

Vermes do coração: talvez um dos mais agressivos, é transmitido por mosquitos e se instala no lado direito do coração dos animais. Sua ação provoca problemas cardíacos e se espalha pelo organismo. Como resultado, aparecem doenças severas nos pulmões e em outros órgãos.

Ancylostoma: Esse é um dos vermes mais corriqueiros de se encontrar nos cachorros, e ainda permanecem vivos no ambiente muito tempo após saírem do organismo do animal. São microscópicos e se alojam no intestino delgado, causando diarreia e anemia nos pets.

Quais os sintomas de vermes em cães

Agora que você já entendeu um pouco da importância de manter o vermífugo em dia no organismo do seu cachorro, é hora de descobrir alguns dos principais sintomas.

Você precisará fazer muitas observações no cachorro, principalmente nas fezes, para descobrir se há algo de errado. Alguns sintomas muito visíveis em cães com vermes são estes:

  • Tosse em excesso: ela é encontrada em cachorros que possuem o verme ancilostomídeos. Repare se o seu animal está apresentando este sintoma e desconfie de uma possível infestação.
  • A diarreia pode aparecer: caso note as fezes do cão em estado líquido, saiba que uma contaminação pode ser a responsável. Outro fator comum é encontrar sangue nas fezes, o que indica ainda mais cuidados.
  • Vômito: talvez o sintoma mais básico de qualquer tipo de verme.
  • Muito cansaço: caso você note uma defasagem na energia do seu cachorro, desconfie que pode ser provocado por vermes.
  • Pêlos em estado fosco: mais um motivo para acreditar que seu cachorro está com vermes. Procure sempre um veterinário para auxiliar no processo de identificação.
  • Vermes visíveis: além de todas estas situações, a presença visível de vermes nas fezes é a forma mais efetiva de concluir a presença dos parasitas. Neste caso, a vermifugação é urgente.

Como dar o remédio de verme para cachorro?

Depois de concluir que sim, seu cachorro está com verme, ou então buscar a prevenção, há um fator difícil de lidar: como remediar o cachorro? Esta pode ser uma das fases mais difíceis do processo, visto que cada cão irá reagir de uma forma diferente.

Existe remédio de verme para cachorro em diversos formatos, sendo líquidos ou comprimidos. Fato é que você precisa manter o animal calmo, e não deixá-lo com medo.

Em todos os casos, o auxílio de um profissional veterinário pode ser a melhor solução.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias