ESPíRITO NATALINO

Palavras que curam os males do corpo e da alma

Simples gesto de escrever uma carta pode levar um estímulo para a cura. Hospital Universitário já recebeu mais de 400 mensagens para pacientes internados

Reprodução

Quanto tempo faz que você não escreve uma carta de amor, de amizade…? Ou que não recebe uma? Já escreveu alguma vez? E se eu te disser o tanto de coisas e sentimentos que envolvem um simples papel em um envelope, tanto para quem escreve, quanto para quem recebe? E se a pessoa que escreve nem mesmo conhece a que vai receber?


São muitas as perguntas e respostas para um gesto simples, mas que vem carregado de significados. São muitas as perguntas e as respostas para um ato que está se perdendo, em meio à modernidade, à facilidade que a tecnologia proporciona.

Um simples gesto de amor que se perde no mundo digital. Cartas escritas a mão, com papel muitas vezes escolhidos com capricho, já não são tão mais comuns, embora possam revelar os mais variados sentimentos. E é para trazer à tona esse hábito e dar alento a enfermos e acompanhantes que vão precisar passar o período natalino internados em um hospital, que surgiu a ideia de um projeto no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, o “Palavras que Curam”.

O processo de cura para quem está no leito de um hospital muitas vezes tem relação com a força de vontade, com a esperança e com outros fatores que motivam o paciente. Um desses fatores, talvez o mais importante de todos, talvez seja o amor.

O projeto lançou mão da tecnologia para aproximar pessoas da forma mais tradicional. Destinatário e remetente não se conhecem. O carinho é anônimo, mas as palavras são como injeções de ânimo.

Funciona assim: desde o dia 10 de dezembro as pessoas estão enviando suas mensagens para o e-mail específico do hospital (palavrasquecuram@huufma.br) e os funcionários transcrevem para o papel e as colocam no envelope. Até o momento já foram recebidas 400 mensagens de várias partes do Brasil e do mundo, que serão entregues no dia 24 com todo carinho para os pacientes.

O envio das mensagens foi até o dia 17, mas segundo a coordenação, a todo momentos chegam novas com mensagens de apoio, carinho e fé aos pacientes, acompanhantes. As cartas foram enviadas por pessoas de vários lugares, escritas com a intenção de proporcionar um Natal diferente para quem vai passar em um hospital, com palavras de renovação e esperança

As mãos ágeis dos funcionários trabalham para que todas as mensagens fiquem prontas a tempo. Cartas como a que veio da Geórgia, nos Estados Unidos. A mensagem diz o seguinte: “Olá, me chamo André e gostaria que você soubesse que mesmo distante e sem conhecer você, oro para que nesta feliz data natalina suas esperanças sejam renovadas, sobretudo em Deus que nos enviou o seu filho para salvar pessoas como eu e você. Oro também para que Deus em sua infinita bondade te dê força e restaure sua saúde! Sei que não é fácil passar pela dor e sofrimento, mas graças a Deus que nos dá a vitória em Cristo, que por ele ter suportado o sofrimento pelos nossos pecados, hoje podemos clamar por ele nos momentos de angústia…”.


Para a Gerente de Atenção à Saúde em Exercício do HU, Tereza Rachel Alencar, o projeto que já acontece em outras instituições hospitalares pelo Brasil, é uma ferramenta simples que atinge o propósito de dar força e esperança ao paciente. “Foi um sucesso. Nós ficamos muito felizes com a quantidade de mensagens que chegaram e que ainda estão chegando e que falam de fé, de esperança, de sentimento de renovação, de força. E isso para os pacientes e familiares é muito importante”.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias