MANGUEZAIS

Meireles Jr. lança livro com apelo ecológico

A obra bilíngue, em inglês e português, contém fotos deslumbrantes, capturadas com a sensibilidade de Meireles em diversas cidades

Reprodução

Após dois anos de um trabalho minucioso, desde 2016, o fotógrafo maranhense Meireles Jr. vai lançar no próximo domingo (22.12) o seu sétimo livro, intitulado “Manguezais, Raízes Maranhenses”, que conta com o patrocínio da Fribal através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

A obra bilíngue, em inglês e português, contém fotos deslumbrantes, capturadas com a sensibilidade de Meireles em diversas cidades. No livro, as imagens estão divididas por regiões, em capítulos: Reentrâncias, Delta das Américas, Ilha de Upaon Açu e Manguezais.

Como mensagem principal aos leitores, Meireles deseja com essa nova obra despertar a consciência de todos para a necessidade de preservação daquele que é um dos maiores e mais importantes ecossistemas do mundo, o mangue. Uma riqueza natural, que funciona como um verdadeiro santuário de espécies – fauna e flora – que se encontram abrigadas nos Manguezais Maranhenses ou que buscam os mesmos para se reproduzir e manter a vida pulsando.

O coquetel de lançamento da obra acontece nesse domingo (22 às 18H, no São Luís Shopping, na Praça de Alimentação (2º andar). Além da noite de autógrafos e exposição com fotos do livro; haverá um show da banda Alcmena Revival. O evento é aberto ao público.

Além das fotos, o livro traz textos assinados por Meireles Jr.; pela professora e pesquisadora do Departamento de Biologia da UEMA Dra. Andrea Azevedo Cutrim; pelo Secretário de Estado da Educação Felipe Camarão; pela digital influencer Thaynara OG e pelo Secretário de Estado de Governo Diego Galdino.

A obra traz detalhes didáticos sobre a dimensão e a importância do manguezal enquanto ecossistema. Para quem não sabe, e poderá descobrir no livro, o Brasil é o pais com uma das maiores faixas de manguezal do planeta, com cerca de 20 mil quilômetros quadrados de extensão. E o Maranhão possui o segundo maior litoral do Brasil, com 640 km; e aqui temos uma ampla área de manguezais, que representa mais de 46% das florestas de mangues do país.

E parafraseando o famoso fotógrafo Araquém Alcântara, que disse que “minha fotografia é a resistência da memória”; em seu novo livro Meireles Jr. nos presenteais com essa memória viva da riqueza que temos em nossos Manguezais. Conhecer, valorizar e ajudar a preservar os manguezais maranhenses é o papel de cada leitor que tiver esse livro em suas mãos.

Para o autor e fotógrafo Meireles Jr. fotografar o belo é fácil, mas a arte desse projeto vai muito além:

“A grandiosidade do mangue merecia esse relato, singelo, mas revelador. Penso em todos os seres que ali residem, no cotidiano da sobrevivência. No vai e vem das águas. Um lugar muitas vezes despercebido, mas onde a vida pulsa em cada detalhe”, revela Meireles Jr.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias