ALERTA

Confira as dicas de segurança para o final de ano

Uma das opções é ter sistema de monitoramento de segurança, busque lugares com este tipo de serviço

Reprodução

Quando chega o mês de dezembro, as pessoas já ficam preocupadas e ansiosas em deixar suas casas nas noites de Natal e Ano Novo, bem como nas viagens de férias. O número de furtos e roubos aumentam, porque a circulação de dinheiro é maior, em virtude do pagamento do décimo terceiro salário e devido as compras de presentes e preparativos para as festas. O ladrão profissional avalia antecipadamente onde irá atuar.

Ele estuda o comportamento das pessoas, os hábitos dos integrantes da casa, os horários que saem e retornam, para então programar as invasões, os furtos, os roubos e, até, os sequestros relâmpagos.

Dicas básicas podem diminuir os riscos de furtos, roubos e invasões às residências para quem não tem um sistema de monitoramento profissional de segurança. A especialista no tema e diretora de marketing da Verisure, Mariana Maaze, fala sobre simples hábitos e atitudes que podem proporcionar mais tranquilidade nesse período festivo e de descanso.

Confira as dicas

Evite deixar a casa sem ninguém

Ao deixar as residências sem nenhum morador presente durante as festas ou em viagens, evite publicar nas redes sociais que está saindo de férias no dia tal.

Reforce a segurança de portas e janelas

Antes de sair de casa, certifique-se de que portas e janelas estão em bom estado de conservação. Muitas delas, as mais antigas, podem ser facilmente arrombadas pelo desgaste do tempo (chuva e sol) ou envelhecimento natural da madeira (umidade, cupins). Dificulte a invasão com travas extras, cadeados e grades. Se for o caso, troque as fechaduras e substitua portas e janelas.

Mantenha sua casa em segurança

Peça ajuda a vizinhos ou familiares

Sempre que for se ausentar por longos períodos ou férias, avise os vizinhos de confiança mais próximos de que está se ausentando. Mantenha os contatos telefônicos sempre atualizados, para o caso de emergências. Seu vizinho não ficará o tempo todo monitorando sua casa, mas quando puder observar e tendo sido avisado por você, pode perceber qualquer movimentação suspeita, avisá-lo ou, se tiver certeza de que se trata de uma invasão, também acionar a polícia imediatamente. Peça, ainda, a um parente que reside perto ou ao seu vizinho mais próximo que recolha as correspondências, jornais e revistas que são entregues frequentemente em sua casa. O acúmulo deles em sua porta ou jardim também é um sinal de que a casa está vazia. Você também pode suspender, temporariamente, a entrega de jornais e revistas em sua casa.

Cuidado com aluguel temporário

E, para aqueles que vão alugar casas na praia ou no interior, verifiquem se estas residências têm sistema de monitoramento de segurança, busque alugar lugares com este tipo de serviço, para evitar contratempos, prejuízos e situações de perigo. “Estas dicas importantes não vão impedir totalmente uma invasão ou furto em suas residências, mas podem diminuir os riscos de isso acontecer. O ideal é ter um sistema de alarme monitorado para contarem com segurança profissional controlada por especialistas”, esclarece Mariana.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias