Brasil fica sem representante do Oscar de filme estrangeiro
Por outro lado, o documentário Democracia em Vertigem segue na disputa. Lista final será anunciada em janeiro
O Brasil não terá um representante na disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro em 2020. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou ontem a lista dos finalistas a indicações ao Oscar 2020, e o Brasil não ficou com nenhuma das 10 vagas. A lista final com os cinco nomes de cada categoria será divulgada em 13 de janeiro.
O documentário Democracia em Vertigem, da diretora brasileira Petra Costa, está na lista dos 15 pré-selecionados para a categoria. Mas, em melhor filme estrangeiro, o longa A vida invísivel, escolhido pela Academia Brasileira de Cinema (ABC) para tentar a vaga, ficou de fora.
O filme, dirigido pelo cearense Karim Aïnouz, de Madame Satã, conta a história de duas irmãs separadas na adolescência, no Rio de Janeiro dos anos 1950. O longa foi vencedor da mostra Um certo olhar do Festival de Cannes, o principal prêmio do festival. Na lista dos pré-selecionados também não há nenhuma produção latino-americana.
Já Democracia em Vertigem mostra desde a eleição do ex-presidente Lula até o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e o desenrolar da crise política no Brasil.
No Twitter, a diretora mineira comemorou continuar na disputa. “Que honra fazer parte dessa lista. Parabéns a todos que tornaram esse filme possível!!!”, escreveu. Petra Costa também dirigiu Elena (2012) e Olmo e a Gaivota (2014).
A cerimônia do Oscar 2020 ocorre em 9 de fevereiro, em Los Angeles.
Confira a lista dos pré-indicados na categoria melhor documentário
- Advocate
- American Factory
- The Apollo
- Apollo 11
- Aquarela
- The Biggest Little Farm
- The Cave
- The Edge of Democracy
- For Sama
- The Great Hack
- Honeyland
- Knock Down the House
- Maiden
- Midnight Family
- One Child Nation
Confira a lista dos pré-indicados na categoria melhor filme estrangeiro
- República Checa, The Painted Bird
- Estônia, Truth and Justice
- França, Les Misérables
- Hungria, Those Who Remained
- Macedônia do Norte, Honeyland
- Polônia, Corpus Christi
- Rússia, Beanpole
- Senegal, Atlantics
- Coreia do Sul, Parasite
- Espanha, Pain and Glory