BALÉ

A Bela Adormecida se apresenta no palco do TAA hoje (28)

Espetáculo contará com a participação de bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a direção geral será de Olinda Saul

Divulgação

O clássico A Bela Adormecida é o espetáculo  que os alunos do projeto social Dança Criança da Escola de Ballet Olinda Saul encenam hoje (28) e amanhã (29), respectivamente, às 19h, no palco do Teatro Arthur Azevedo, no Centro de São Luís. O espetáculo contará com a  participação dos bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o maranhense Alyson Trindade e  Raffael Lima e dos bailarinos Alicia Saul e Hélio Martins. A direção Geral é de Olinda Saul.

Em entrevista a O Imparcial, Olinda Saul contou que montar A Bela Adormecida é importante para não deixar o ballet clássico morrer. “A gente está fazendo este espetáculo com nossos alunos e chama profissionais para dançar para que eles tenham uma referência sobre o que é um ballet de repertório dançado com qualidade. Os solistas principais são bailarinos com qualidade técnica alta. Com isso a gente mostra os vários níveis dos alunos da escola que vai da criança até o nível profissional de alunos que saíram daqui. Isso é importantíssimo para gente que faz ballet clássico no Brasil”, disse Olinda Saul explicando que projeto  Dança Criança conta com o apoio dos Supermercados Mateus, por meio da Lei de incentivo do Estado e da Secretaria de Estado da Cultura.

Há cinco anos sem dançar em São Luís, Alyson Trindade afirmou que voltar a se apresentar em sua terra natal será algo muito especial por que as últimas vezes que este aqui só assistia os espetáculos e não podia dançar por estar machucado, e dançar no ballet que o revelou será muito gratificante. “Vou dançar também para minha família que eu gosto muito, como estou morando fora é uma coisa muito difícil eles irem para lá para me ver dançando. Então dançar para eles e para todo mundo é uma grande alegria para mim”, disse o bailarino.

Alyson Trindade que passou parte da infância no bairro da Vila Embratel  está radicado no Rio de Janeiro desde 2013, quando integrou a Companhia de Ballet do Rio de Janeiro, que é uma companhia de profissionalização de jovens, que forma bailarinos para o mercado de trabalho, revelou que a sua adaptação no início foi muito difícil porque sempre foi muito apegado à sua família.

“Nas primeiras apresentações quando eu terminava de dançar, todos meus amigos tinham sempre alguém na plateia para assisti-los. E na saída sempre tinha alguém esperando por eles, e eu fica sempre deslocado porque não tinha ninguém me esperando e essa foi uma das barras que eu sofri. A distância da família foi uma das coisas que mais pesaram e ainda pesa bastante”, contou Alyson Trindade.

Ballet da Olinda Saul é conhecido nacionalmente

Divulgação

O bailarino revelou ainda que para alcançar a perfeição dos movimentos e está apto para as encenações e espetáculos trabalha seis horas diária, de segunda a sexta-feira. Alyson Trindade contou que pretende fazer carreira fora do Brasil. “Na atual situação em que o país se encontra eu meio que me sinto na obrigação de ir embora, mesmo eu não querendo. O Theatro Municipal do Rio de Janeiro está voltando a ter trabalhos, após o momento de crise que passou nos últimos três anos. Não tinha corpo artístico, não tinha ópera, não tinha ballet, nem coro e de dois anos para cá o teatro está voltando a ter. Este ano o teatro conseguiu dançar dois ballet´s completos. A gente está torcendo para que em 2020 a gente consiga firmar mais ballet´s e continuar trabalhando aqui no Rio, mas se não der certo vou tentar a Europa”, pontuou o bailarino.

O Ballet Olinda Saul é muito conhecido por seus espetáculos e participações na cultura maranhense, nacional e internacional. A própria Alicia Saul, que já foi bailarina da escola Olinda Saul, e que fez sucesso no Rio de Janeiro na CIA Brasileira de Ballet onde foi a primeira solista está de malas prontas para Europa em 2020 onde fará audições nas maiores companhias de ballet do mundo.

Entre os espetáculos da escola de ballet Olinda Saul que já passaram pelo Teatro Arthur Azevedo estão A Fantástica Fábrica de Sonhos e participações na Semana Maranhense de Dança. O Ballet Olinda Saul também é conhecido como a Escola de Dança que mais projetou talentos do Maranhão para todos os cantos do país e do mundo.

Os ingressos estão à venda no Teatro Arthur Azevedo no valor de R$ 40,00 (R$ 20,00 meia entrada). A bilheteria do teatro funciona das 14h às 18h45min.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias