SE LIGA

5 dicas para fazer as compras de fim de ano sem ficar endividado

Junto com as festividades, vem também a preocupação com os gastos relativos a presentes e outros custos. Então se liga nas dicas e boas compras!

Faça as compras antecipadamente e sem pressa

Reprodução

Com a lista em mãos, é fundamental fazer as compras com bastante antecedência. “É sempre melhor evitar os dias que antecedem o natal, ir com pelo menos uma semana de antecedência”, afirma Neuzilene. “Porque, além de não ter muita oferta de produtos, eles estarão mais caros, devido à grande demanda. Por isso, pode ser que você acabe não comprando o que realmente quer. Logo, é importante pesquisar com calma, avaliar suas condições, fazer um exame de consciência”.

Segundo a pesquisa realizada pela Fecomércio-MA, a maioria dos ludovicenses (61,1%) fará suas compras de natal em lojas de shopping.  Em segundo lugar, aparecem as lojas de rua e bairros com 33,6% das escolhas dos consumidores. A Rua Grande se manteve somente na terceira posição, com 29,4% da preferência. Aparecem, ainda, nas escolhas dos consumidores, os supermercados (22,1%), a internet (10,1%), os catálogos (6,6%), as lojas na área do Centro Histórico (4,3%) e o comércio informal ou ambulante (2,2%).

Além de evitar tumultos em shoppings e na Rua Grande, mais o risco de voltar sem os presentes desejados, realizar as compras com antecedência permite também ao consumidor pesquisar com atenção as diferenças de preço entre os produtos, e explorar outras opções, como a internet.

“Compras pela internet eles oferecem uma maior liberdade de pesquisa, de oferta, e comparações de preço”, diz Neuzilene, apontando que uma ferramenta útil é a de criar alertas de preço, disponível em diversas lojas digitais e em aplicativos como o Zoom. Assim, é possível avaliar as altas e baixas de preço em um mesmo produto.

« Anterior Próxima »2 / 5
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias