5 dicas para fazer as compras de fim de ano sem ficar endividado
Junto com as festividades, vem também a preocupação com os gastos relativos a presentes e outros custos. Então se liga nas dicas e boas compras!
As festas de ano estão chegando e os ludovicenses se preparam para celebrar junto aos seus familiares. Mas, junto com as festividades, vem também a preocupação com os gastos relativos a presentes e outros custos.
Apesar de a média de intenção de gastos do consumidor ludovicense ter aumentado 6,5% em relação ao Natal do ano passado, estando calculado em R$ 328 (segundo Pesquisa de Intenção de Consumo para o Natal 2019 realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão/Fecomércio-MA), as compras que antecedem as celebrações podem acabar sendo uma dor de cabeça, que perdura até o novo ano que se inicia.
Por isso, O Imparcial conversou com a estudante de economia Neuzilene Lima, que traz algumas dicas para realizar as compras de fim de ano sem se endividar.
Não fuja do orçamento (Prepare-se!)
É fundamental, antes de tudo, realizar um planejamento, que permita que essas despesas sejam adicionadas ao orçamento mensal sem desorganizar as finanças. Neuzilene explica que essa divisão do orçamento pode ser realizada da seguinte maneira: 50% do seu orçamento é direcionado para os gastos fixos, ou seja, as contas recorrentes que você tem todos os meses. Os outros 50% podem ser divididos em 30% para outros gastos, como lazer, incluindo as compras de natal e outros custos deste período. Sugere-se então que os 20% restantes sejam guardados na poupança.
Com esta preparação inicial, é importante também fazer uma lista prévia das compras, levando em consideração o limite que pode ser gasto e garantindo um controle sobre as aquisições, para que não seja gasto mais que o necessário.