VITRINE

Thai: A fusão da cozinha contemporânea com a elegância arquitetônica

A criação e harmonização de um restaurante devem levar em consideração diversos fatores

Foto: Jesús Pérez

Com a variedade de restaurantes na cidade, é necessário apostar no diferencial para chamar atenção dos clientes. Mais do que simplesmente oferecer uma alimentação de qualidade, é preciso fazer com que o ambiente transmita uma sensação de familiaridade.

A criação e harmonização de um restaurante devem levar em consideração fatores como estética, funcionalidade, economia e principalmente conforto para quem chega.

Um projeto bem conceituado, de acordo com as características do local, permite que o atendimento e o cardápio, potencializem as vendas e garantam uma melhor gestão do negócio.

Mas por onde exatamente começar? Como conciliar o ambiente ao propósito e característica do restaurante?

Foto: Jesús Pérez

Para sanar algumas dúvidas, O Imparcial convidou o arquiteto Renato Teixeira, especialista em projetos arquitetônicos, urbanísticos e design de interiores, responsável pelo projeto de arquitetura de interiores do restaurante Thai
Cozinha Contemporânea e Japonesa.

O primeiro passo para elaboração do projeto de um restaurante é definir a categoria e o público alvo.

“O primeiro restaurante Thai veio com uma proposta de cozinha asiática, mas ao longo do tempo, foi se modificando e ficou conhecido pela sua excelente culinária fusion, que brinca com os ingredientes do mundo todo, se tornando referência na culinária internacional. Sendo assim, a busca por elementos que remetessem à tradição, elegância e natureza foram as bases para formação do conceito do projeto”, conta Renato.

A partir disso, foram utilizados elementos encontrados em todo o mundo, para formar o conceito que o Thai tem atualmente. Uma representação global do que é forte, atemporal e que demonstra raízes!

Foram criadas adegas feitas em ferro, que representam a resistência e durabilidade do restaurante. Utilizamos cordas tensionadas em seda, como símbolo de firmeza e elegância.

Com base nos elementos da natureza, o revestimento das paredes do restaurante foi feito com barro em forma de tijolinho. Além disso, o espaço dispõe de algumas jabuticabeiras que representam a árvore e os frutos que elas dão para a criação das refeições.

Renato explica ainda que a identidade de um restaurante é o segredo para manter o local sempre cheio e ainda explorar as melhores sensações dos clientes.

“Essas sensações são extremamente influenciadas pelas cores, ergonomia, acústica e iluminação. Utilizamos iluminação pontual direcionada, com foco nas mesas e elementos decorativos, gerando um efeito de luz e sombra extremamente relaxante e convidativo. Além disso, a escolha de tijolinhos de barro para as paredes, mesas em madeira e estofados em couro trazem conforto acústico e ergonômico aos clientes”, acrescenta.

Foto: Jesús Pérez

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias