Conheça os personagens homenageados nas praças de São Luís
Nesse texto, vamos lembrar e relembrar algumas das pessoas que dão nome às praças
Praça João Lisboa
Foi na Praça Joao Lisboa, localizada entre Rua do Sol e Rua da Paz, que aconteceu um dos mais importantes fatos históricos maranhenses, a batalha entre holandeses e portugueses, em 1643. Ali, naquele perímetro, funcionam várias edificações históricas, como a agência dos correios, o Grêmio Lítero Recreativo Português. Foi o local da primeira feira ou mercado da cidade e do primeiro abrigo público. Existia um pelourinho que foi destruído após a Proclamação da República.
Em 1901, recebeu a denominação de Praça João Lisboa em homenagem ao escritor e jornalista maranhense que ali residiu. Em 1911, foi instalada no centro da praça a estátua do escritor, de autoria de Jean Magrou, que foi inaugurada em 1918.
A Praça João Lisboa e o Largo do Carmo vão passar por ampla intervenção de requalificação urbana, de acordo com Termo de Compromisso assinado entre a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior e representantes da empresa Vale, em evento com a presença do superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary.
O projeto é de que esses logradouros continuem sendo uma referência histórica da São Luís antiga, todos os elementos arquitetônicos atuais contidos na Praça João Lisboa e no Largo do Carmo serão restaurados e mantidos para a preservação da memória local, como os bancos, o grande relógio e a estátua de João Lisboa, no local onde também é o mausoléu do escritor, fato que acredita-se ser do desconhecimento de grande maioria da população, será valorizado, tendo em vista à importância do escritor, expoente da literatura brasileira, patrono da cadeira 18 da Academia Brasileira de Letras, historiador, jornalista, político e nome de grande influência para as artes de modo geral.