Conheça os personagens homenageados nas praças de São Luís
Nesse texto, vamos lembrar e relembrar algumas das pessoas que dão nome às praças
Praça Dom Pedro II
Abrigando as sedes dos poderes civil e religioso, incluindo os Palácios dos Leões e La Ravardière, sedes dos Governos do Estado e do Município, o Fórum de Justiça, a Catedral da Sé e o Palácio Episcopal, a Praça Pedro II foi a primeira de São Luís.
Situada na área escolhida por franceses para repouso, em 1612, de acordo com Claude d’Abbevile, começou a ganhar forma em 1821, após intervenções do Marechal Bernardo da Silveira Pinto de Fonseca. Em 1904, o largo constituiu-se em avenida com a abertura de canteiros, além de passeios e alas, denominando-se avenida Maranhense e posteriormente Avenida Pedro II.
Ressalta-se a implantação de monumentos, como o marco comemorativo da fundação da cidade, inaugurado a 28 de setembro de 1922, além do monumento em comemoração aos 350 anos, instalado em 08 de setembro de 1922. Em 1971 ocorreu sua ligação com a avenida Beira Mar. No ano passado o conjunto foi entregue totalmente requalificado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura de São Luís, com destaque para a restauração da escultura Mãe d’Água Amazônica, que está de volta à praça.