FICA A DICA

Dia Nacional da Inovação: conheça os espaços de inovação em São Luís

De 2015 para o início de 2019, o estado quintuplicou o tamanho do seu setor de tecnologia da informação

Reprodução

Inovar e empreender são atividades que geralmente caminham juntas e vem ganhando espaço em todo o mundo. Hoje, 19 de outubro é comemorado o dia da inovação. Criado a partir do Decreto nº 12.193 de 14 de janeiro de 2010, a data foi proposta pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) para auxiliar no desenvolvimento da economia sustentável, competitiva e próspera do Brasil.

Ser o criador de um negócio revolucionário e de sucesso se tornou o sonho de muitos e o Maranhão também mergulhou de cabeça universo da inovação. Quer “ver só”?

De 2015 para o início de 2019, o estado quintuplicou o tamanho do seu setor de tecnologia da informação: cresceu 469%, segundo dados do Ministério do Trabalho. O número empresas de base tecnológica, as famosas startups, segue aumentando e os espaços que estimulam e apoiam o desenvolvimento de startups se multiplicando.

Casarão Tech

Em 2018, o estado ganhou o primeiro hub público de inovação, o Casarão Tech Renato Archer que parte do programa Inova Maranhão da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

O casarão histórico é um espaço de inovação destinado a fomentar ações inclusivas de empreendedorismo tecnológico, abriga as startups do programa governamental e oferece espaços físicos de conectividade.

Também em 2018, São Luís recebe o SebraeLab um espaço que busca incentivar a geração de novos modelos de negócios e fortalecer o empreendedorismo inovador.

Black Swan

Black Swan, o maior espaço privado de inovação do Norte e Nordeste foi inaugurado em São Luís no final de 2018. O espaço é dedicado a reunir projetos inovadores, conectar empreendedores a grandes empresas e capacitar talentos locais. Mantido pelo Grupo Mateus, assim como o Casarão Tech, o local recebe e capacita startups.

Mas antes dos espaços inovadores, São Luís já contava com o CEU, o Centro de Empreendedorismo da UFMA que foi inaugurado em 2014. O CEU desenvolve projetos de estímulo ao empreendedorismo, de apoio às Empresas Juniores e à incubação de empresas por meio do Departamento de Empreendedorismo e Inovação (DEMI/PROEXCE).

Laboratório Aberto

O SENAI também decidiu inovar com Laboratório Aberto, onde inventores, empreendedores e startups desenvolvem, de maneira colaborativa, produtos, processos e negócios inovadores.

Não restam dúvidas que o futuro do Maranhão será inovador e promissor!

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias