LEITURA

13ª Feira do Livro de São Luís será lançada na próxima terça (24)

Neste ano, a feira acontecerá de 11 a 20 de outubro

Reprodução

A 13ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS) será lançada na próxima terça-feira (24), às 9h, no auditório do Centro Cultural e Administrativo do Ministério Público do Maranhão (Rua Oswaldo Cruz, 1396, Centro). Neste ano, a feira acontecerá de 11 a 20 de outubro, no Multicenter Sebrae, e traz o tema “O Brasil Atemporal na Obra de Aluísio Azevedo”.

Toda a programação da Feira do Livro de São Luís é gratuita e contemplará todas as idades, e ficará aberta das 10h às 22h.

Este ano, o patrono da FeliS será o escritor maranhense Aluísio Azevedo e os homenageados serão os também maranhenses Rosa Mochel e Dreyfus Azoubel, ambos comemorando o centenário de nascimento.

Aluísio Azevedo, nascido em São Luís (MA), foi um romancista, contista, cronista, diplomata, caricaturista e jornalista brasileiro. Foto: Reprodução.

O público terá acesso a 300 editoras distribuídas em 70 estandes de livreiros locais e de todo o Brasil. As ações acontecerão nos seguintes espaços:

  • Auditório Aluísio Azevedo (com capacidade para até 200 pessoas, onde acontecerão as palestras, apresentações artísticas e demais atividades com temática do patrono);
  • Casa do Escritor (local dos lançamentos de livros de autores maranhenses);
  • Café Literário (espaço de convivência e promoção literária, realização de bate-papo, rodas de conversa com poetas, escritores e intelectuais);
  • Casa do Professor (palestras, rodas de conversa voltadas para formação do educador);
  • Espaço da Juventude (programação voltadas para o público jovem).

Para o público infantil, terão exibições de filmes, o Palco FeliS contações de histórias, espetáculos, recitais de poesias, carros biblioteca, dentre outras atividades. Uma das novidades será o Espaço Rede Pontos de Leitura, um ambiente com programação infantil e relatos de experiências exitosas na área da leitura.

Entre as novidades da Feira do Livro deste ano estão as oficinas, com disponibilização de certificados, e o Espaço Sensorial, que vai permitir que os visitantes entendam um pouco do universo das pessoas com deficiências.

Outra novidade é a realização de um grande Aulão do Enem, que reunirá sete professores de diferentes disciplinas, durante um dia inteiro de aula gratuita em auditório para mil pessoas. Este auditório também será utilizado para outras palestras, apresentações artísticas e demais atividades com grande público.

Neste ano, os convidados nacionais farão roda de conversa ou oficinas em escolas públicas. Dentro da 13ª FeliS também acontecerão eventos simultâneos, que compõem a programação: XI Seminário de Políticas Públicas de Bibliotecas, Leitura e Informação; II Encontro FeliS/UBE de Escritores Maranhenses; e um Seminário da Matemática. A estrutura conta ainda com o apoio de monitores das áreas de letras, biblioteconomia, pedagogia, comunicação e arte.

A expectativa é superar o público de mais de 160 mil pessoas do ano passado, com aproximadamente 600 atividades gratuitas. Cerca de 150 mil livros serão expostos e é esperado um alcance de volume de venda de livros em média de R$ 2 milhões, envolvimento de mais de 10 mil alunos da rede pública estadual e municipal e participação de caravanas espontâneas de 14 municípios do estado.

Para mais informações sobre a 13ª edição da Feira do Livro de São Luís basta acessar o portal da FeliS.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias