“Onde andarás” com Tássia e Ana Marques
O show no Clube do Chico passeará por diversas fases das obras de duas das mais importantes cantoras e compositoras surgidas no Brasil nos últimos 30 anos
Desde o final da década de 1980, Marisa Monte e Adriana Calcanhoto consolidaram-se como duas das mais talentosas cantoras e compositoras surgidas no Brasil em todos os tempos. A carioca estreou em disco em 1988, com a explosão do hit “Bem que se quis”, versão de Nelson Mota para “E po’ che fa’” (Pino Daniele); a gaúcha, dois anos depois, com “Enguiço”, disco do hit “Naquela estação” (Caetano Veloso/ João Donato/ Ronaldo Bastos), a que compareciam ainda regravações de nomes tão diversos como o conterrâneo Lupicínio Rodrigues, além de Eduardo Dussek e Roberto Carlos.
Não é exagero dizer que influenciaram todo mundo que veio depois, como o fizeram Gal Costa e Maria Bethânia mais de 20 anos antes. Versáteis, Adriana Calcanhotto e Marisa Monte seguiram trilhas distintas, mas com obras com traços em comum: a permanente qualidade de seus discos e shows, as carreiras paralelas (Marisa com os Tribalistas e Adriana com o Partimpim, voltado ao público infantil, mas também encantando adultos), a constante presença na programação do rádio e o permanente diálogo com a poesia – Marisa trouxe Eça de Queiroz para sua “Amor, I love you”(parceria com Carlinhos Brown), Adriana musicou Ferreira Gullar e Mário de Sá-Carneiro e é parceira de Antônio Cícero. Adriana Calcanhotto e Marisa Monte serão lembradas em um show dedicado a seus repertórios. As talentosas Tássia Campos e Ana Marques irão passear por várias fases de suas carreiras, entre grandes sucessos e músicas menos conhecidas. Na ocasião serão acompanhadas por Jhoie Araújo (violão sete cordas), Rui Mário (sanfona e teclado) e Richard (bateria).
Artistas de renome na ‘cena musical’ da Ilha
Tássia Campos tem seu nome reconhecido como uma das cantoras mais requisitadas da cena MPB de São Luís. Tem no currículo, entre outros, os troféus “Revelação” e “Show do ano” (com o Trio 123), do extinto Prêmio Universidade FM, então a maior honraria da música produzida no Maranhão.
Ana Marques, sócia-proprietária do Clube do Chico, reservava seus dotes artísticos apenas para amigos, em Jam sessions após os shows da casa, mas resolveu, agora, colocar seu talento a serviço do público em geral. Já não era sem tempo. “Onde andarás”, que dá título ao show, é parceria de Caetano Veloso com o poeta maranhense Ferreira Gullar (1930-2016). A música já foi gravada por ambas, além de pelo próprio Caetano e pela irmã Maria Bethânia.
Outros números do repertório da homenagem a Adriana Calcanhotto e Marisa Monte são “Clandestino” (Mano Chao), “Esquadros” (Adriana Calcanhotto), “Inverno” (Adriana Calcanhotto/ Antônio Cícero) – gravadas por Adriana Calcanhotto –, “Balança pema” (Jorge Benjor), “Dança da solidão” (Paulinho da Viola) e “Na estrada” (Carlinhos Brown/ Marisa Monte/ Nando Reis) – gravadas por Marisa Monte. No fim das contas, o show, além de uma homenagem a elas, é também um tributo a seus parceiros e a compositores eternizados em suas vozes.
Serviço
O quê? O show “Onde andarás – Homenagem a Adriana Calcanhotto e Marisa Monte”
Onde? Clube do Chico (R. Uirapuru, 17, Parque Shalon)
Quando? 2 de agosto (sexta), às 21h.
Os ingressos? custam R$ 20 (antecipados) R$ 25 na hora
Reservas pelo telefone? (98) 98113-5547