MÚSICA

II edição “Forreggae” acontece nesta quarta-feira (14)

O “Forreggae”, é realizado por um grupo de amigos do músico José Raimundo, chamado carinhosamente de Bamba na cena cultural maranhense.

Reprodução

“Reunir em um mesmo palco apresentações de forró e reggae. Tudo juntinho e misturado para dançar bem coladinho e com isso, fortalecer o cenário cultural popular maranhense ao valorizar os artistas e apreciadores destes gêneros musicais”. Essa é a essência do “Forreggae”, realizado por um grupo de amigos do músico José Raimundo, chamado carinhosamente de Bamba na cena cultural maranhense.

O II Forregue acontece nesta quarta-feira (14), a partir das 19h, no Espaço Cultural Oftalmo Centro, na Rua do Ribeirão, esquina com Avenida Beira Mar, no antigo Baixo Leblon, local conhecido pela efervescência cultural maranhense nos anos 1970 e 1980. O evento, com apoio institucional da Secretaria de Cultura do Município de São Luis – Secult,  Secretaria Municipal Extraordinária de Relações Parlamentares – Semerp, Secretaria Municipal  de Agricultura, Pesca e Abastecimento – Semapa  e Norrau.com Conexão Corporativa.

O cantor e compositor de reggae Henrique Veras já participou da primeira edição

De acordo com Bamba, a segunda edição do Forreggae está mais robusta. “A primeira versão, realizada ano passado, contou com os shows do cantor e compositor de reggae Henrique Veras e do sanfoneiro Eliesio do Acordeon. Este ano, abriremos espaço para outros artistas divulgarem seus trabalhos artísticos e culturais”.

O diretor artístico do evento informou que a programação contará a participação de vários artistas maranhenses, entre eles, o grupo de forró pé de serra, Andrezinho & Os Brotos do Forró, participação especial de Eliésio do Acordeon, do cantor e compositor de reggae Henrique Veras, do couver do Raul,  Rythian Seixas, Bamba e convidados.   

Coreiras do Tambor de Crioula

O entorno do Espaço Cultural Oftalmo será sinalizado por uma decoração estilizada criada pela artista plástica Leila Coelho com personagens da cultura popular local. “Esse ano a proposta é homenagear as coreiras, conhecidas pelas suas performances na dança do Tambor de Crioula e, com isso, criar uma ambiência característica do folclore maranhense”, detalhou Leila.

A produção do II Forreggae informou ainda que o público presente no Espaço Cultural Oftalmo com entrada franca, vai poder curtir a exposição do artista plástico Claudionor Pereira, registar selfs do evento na Barraca do Beijo e comprar a camisa personalizada do evento por R$ 20.

Andrezinho e os brotos do forró é uma das atrações do evento

O Produtor cultural Bamba revelou que a data escolhida para a realização do evento (14 de agosto) é uma homenagem a Raimundo Kolbe, santo canonizado nessa data, concidentemente, a mesma data de nascimento do músico maranhense.

De origem polonesa, Kolbe nasceu em 1894. É considerado empreendedor na área de comunicação. Foi ordenado padre adotou o nome de Maximiliano Kolbe, teve a sua trajetória marcada pela devoção a Nossa Senhora e a missão de evangelizar por meio da comunicação escrita e também pelo rádio. A experiencia musical de Bamba é vasta. Em sua bagagem musical inclui parcerias com Oberdan Oliveira, Eliesio do Acordeon, Augusto Bastos, Uilmar Cavalcante, os saudosos Gerson da Conceição e Godô (seu irmão), Nonato Souza, Timba entre outros.

“Eu não me considero um artista e sim um operário dessa arte e a minha modesta pretensão é levar essa arte para as periferias e fazer os jovens se interessarem para terem uma nova visão da vida”, pontou Bamba, que atualmente integra o grupo de forró pé de serra Baião do Mara,  com Robson Garcia (violão e voz),  Gegê do Acordeon e Altemir Baia (Zabumba), no qual toca triangulo e vocal.

SERVIÇO

O que? II Forreggae.

Quando? Espaço Cultural Oftalmo Centro, a partir das 19h

Onde? Rua do Ribeirão esquina com Avenida Beira Mar, no antigo Baixo Leblon.

Quanto? Entrada franca / camisas do evento: R$ 20

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias