Criadores de Games se reúnem em São Luís
O evento que tem a expectativa de reunir 35 competidores, entre equipes e competidores individuais, escolherá 2 entre os jogos produzidos para terem seus protótipos lançados
De 2 à 4 de agosto, os aficionados por games terão a chance de criar seus próprios jogos durante a Game Jam +, evento voltado para produção de jogos que ocorre a partir das 18h no Sebraelab no Multicenter Sebrae.
O evento que tem a expectativa de reunir 35 competidores, entre equipes e competidores individuais, escolherá 2 entre os jogos produzidos para terem seus protótipos lançados. Um dos jogos será escolhido pelos jurados e o outro pelo público, através de votação pela internet, após o período de um mês.
A taxa de inscrição será de R$ 50 e incluirá alimentação. O evento, que ocorrerá simultaneamente em 36 cidades, cobrirá as diversas etapas do processo de lançamento de um game, incluindo a arte, programação e marketing, dando um panorama completo de como funciona o mercado e será uma seletiva onde o vencedor disputará a final no Rio de Janeiro, em novembro.
8 das 9 capitais do Nordeste estão na lista de cidades participantes, que incluem quase 40 cidades, chegando a 7 países em 4 continentes.
Diversos são os eventos envolvendo games ocorrendo nos últimos tempos no Brasil, que é o 13º maior mercado consumidor de games no mundo, como o recente Game xp, que levou quase 100 mil pessoas ao Parque Olímpico no Rio, ou o Brasil Game Show, que ocorrerá em outubro em São Paulo, mostrando a força de um mercado que movimenta cerca de R$ 1,5 bilhão por ano e que continua em crescimento visto que essa edição da Game xp será bem maior que a de 2018.
Na sexta feira, além da abertura do evento, haverá formação das equipes, enquanto no sábado e domingo os participantes desenvolverão um jogo com a ajuda de mentores.
Segundo José Nunes de Oliveira Neto, organizador regional do evento: “O objetivo é fomentar o desenvolvimento de games no Maranhão e dar visibilidade aos desenvolvedores de games Maranhenses no cenário nacional.”
O Brasil, além de grande consumidor de games, também é produtor, além de participar da produção como no caso do game para Playstation 4 Horizon Zero Dawn, para o qual o estúdio Kokku, de Recife produziu a arte.
O e-sport, já possui grande visibilidade, contando com partidas transmitidas em telão, e até narradores em alguns casos. Entre os games mais populares estão o Counter Strike e o League of Legends, que conquistaram espaço na mídia por arrastarem um grande público à cada competição, além oferecerem prêmios generosos em dinheiro.