ECOTURISMO

“Um Dia no Parque” será celebrado nos Lençóis Maranhenses

A iniciativa é inspirada na Semana Nacional de Parques dos Estados Unidos, a campanha busca promover a valorização dessas áreas protegidas por meio do ecoturismo.

Ilha dos Lençóis, no Arquipélago de Maiaú, Maranhão. (Foto: Reprodução)

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizado no município de Barreirinhas é o único parque do estado a fazer parte do a 2ª edição do #UmDianoParque que acontecerá neste domingo (21) em mais de 100 parques espalhados pelo país. A iniciativa é inspirada na Semana Nacional de Parques dos Estados Unidos, a campanha busca promover a valorização dessas áreas protegidas por meio do ecoturismo.

Para marcar a data haverá uma programação especial  em alguns parques até com isenção na entrada. Será possível fazer trilhas, escaladas, piqueniques, observação de aves, yoga, ver exposições fotográficas ou assistir a palestras nos parques. Isso sem contar nas inúmeras atividades voltadas ao público infantil.

Um mutirão de limpeza da praia com os Amigos do Parque, acontecerá a partir das 7h. Moradores dos municípios próximos ao parque também podem participar. Para isso basta acessar o sistema do voluntariado do ICMBio (https://bit.ly/2xUadoO). O ponto de encontro será a sede do parque. Também haverá caminhada com pôr-do-sol e tour astronômico, a partir das 16h. Os interessados devem entrar em contato com a agência Espirito de Aventura para mais informações e valores da atividade (98 3349-1103 ou ugarte@espiritodeaventura.com.br) .Qualquer pessoa pode participar. A caminhada é leve mas requer um mínimo de preparo físico.

Vale ressaltar que visitar uma Unidade de Conservação é conectar-se com a natureza, com a história e cultura de um povo. No Brasil, mais de duas mil UCs ajudam a proteger a rica biodiversidade e a história do país, e a campanha Um Dia no Parque, realizada pela Coalizão Pró UCs, quer celebrar as Unidades de Conservação ao incentivar a visitação a estas áreas.

Para quem não sabe, o Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo, ou seja, são nas Unidades de Conservação que se encontram uma variedade inacreditável de aves, mamíferos, plantas, anfíbios, árvores. O país conta hoje com mais de 2 mil Unidades de Conservação onde podem ser apreciados os sons, cores, sensações e pelas paisagens impressionantes que precisam e devem ser preservadas.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias