ENCONTRO

São Luís recebe estudantes de design de todo o Brasil

Este ano evento acontecerá em São Luís, entre os dias 6 e 14 de julho, com o nome N Ação e que tem o conceito baseado nos eixos: comunicação, educação, inclusão e movimento

Reprodução

Renovar, reinventar e criar. Estas são algumas das palavras chaves que norteiam o 29º N Design (Encontro Nacional de Estudantes de Design),  um dos maiores eventos de design no Brasil, que este ano acontecerá em São Luís, entre os dias 6 e 14 de julho, com o nome N Ação e que tem o conceito baseado nos eixos: comunicação, educação, inclusão e movimento.

Segundo Ana Áurea Medeiros do grupo de conteúdo do evento que vai acontecer na Universidade Ceuma no Renascença tem como objetivo criar comunicação, incentivar a educação, impulsionar a inclusão e pungir o movimento. Nesta edição, participam 87 convidados entre designers, profissionais de comunicação, artistas locais e de outros estados. “Esta é a terceira vez que o N Designer acontece em São Luís.

A primeira aconteceu em 1996 e a segunda em 2005. Sediar novamente este evento é muito importante, pois tem um peso muito forte para gente enquanto comissão organizadora e quanto estudante de designer em São Luís. Estamos na expectativa de envolver cerca de 700 pessoas durante o evento, onde estamos mobilizando estudantes, profissionais e simpatizantes do design (em maioria estudantes e graduados da Universidade Federal do Maranhão – UFMA e do Centro Universitário do Maranhão – Ceuma). Para isso preparamos toda uma programação com debates, rodas de conversa e apresentações culturais com bandas locais, entre elas, a Desdemona que vai se apresentar na quadra do Liceu onde estão os alojamentos, além de outras”, disse Ana Áurea Medeiros.

Cintia Caroline do costuras do imaginário

Entre os convidados, destaque para a ilustradora e designer Manu Cunha, de Santa Catarina, que tem um trabalho todo voltado para questões relacionadas ao universo feminino; a carioca Cintia Caroline idealizadora do projeto de inclusão Costuras do imaginário que trabalha com mulheres cegas e que é voltado para o mundo da moda; Vanessa Queiroz que é sócia-empresário do Estúdio Coletivo, que é um dos maiores estúdios de designer do Brasil e a baiana Dandara Almeida que está radicada em São Paulo, e que integra um dos braços do coletivo Ideia Fixa, portal referência para quem está no segmento do designer.  

Dandara Almeida do Idea Fixa

Ana Áurea Medeiros, ressaltou que o campo para os profissionais da área está crescendo e é visto como bastante promissor. “A gente percebe que o interesse por este segmento está crescendo e que tem um pessoal com muita garra entrando no mercado de trabalho. O designer está conquistando o seu espaço apesar dos desafios da profissão”, acrescentou a designer.   

SOBRE O N DESIGNER

O N Designer acontece anualmente desde 1991 de maneira itinerante em cidades eleitas pelo Conselho Nacional de Estudantes de Design (CoNE), reunindo pessoas e grandes nomes do setor criativo brasileiro para compartilharem conhecimento acadêmico e profissional, participarem de atividades e desenvolverem o movimento estudantil no país. O evento promove a transformação social por meio da criatividade, arte, cultura e interações brasileiras na reflexão e mobilização necessária para romper com hábitos e padrões que já não representam mais as necessidades do nosso povo e, consequentemente, do setor criativo!

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias